Dicas de decoração para quartos pequenos

Veja em seguida algumas dicas que podem fazer toda a diferença para otimizar espaços nos quartos pequenos e se inspire com estes projetos muito interessantes.

Postado em 22/04/2018.

Cada vez mais os quartos pequenos estão presentes em projetos de casas e apartamentos. Por este motivo, se você busca por inspiração para decorar cômodos que possuem metragem reduzida, é interessante saber que existem diversos truques capazes de superar esta situação, fazendo com que o ambiente possa parecer ter mais espaço e o tornando mais prático e democrático.

Dicas de decoração para quartos pequenos

Invista sempre em cores claras

Cores claras podem ajudar muito quando falamos de decoração, elas aumentam a sensação de espaço, enquanto que as tonalidades mais escuras tendem a fechar o ambiente. Procure ficar atento a iluminação correta do quarto, o que também é algo fundamental.

No caso de quartos pequenos, o branco serve como uma coloração mais fácil e óbvia de se aplicar nesta situação, mas é possível se optar por uma paleta de cores neutras nas paredes e também em sua roupa de cama.

Abuse das prateleiras

É fato que as paredes são aliadas perfeitas para quem não puder contar com muito espaço. Desta forma é necessário aproveitar as áreas livres e criar a partir delas nichos e prateleiras. Elas poderão criar um ambiente bonito e diversificado, muito mais organizado, prático e funcional mesmo que sejam em ambientes de tamanho menor.

Os espelhos

Esta é uma forma fácil, interessante e eficiente de expandir visualmente uma área determinada. Os espelhos refletem o espaço e ainda deixam uma sensação de maior amplitude para a peça que ele está sendo utilizado.

Tenha um bom planejamento dos seus móveis

É fato que os móveis planejados são seus melhores amigos, mesmo que a primeira vista possam parecer muito caros, as vantagens de aproveitar com perfeição cada centímetro do quarto pode fazer toda a diferença. É possível perceber que o custo benefício é muito interessante quando você organizar o seu espaço, e disponibilizar no quarto tudo o que precisa.

Os armários planejados por exemplo, são essenciais nos quartos menores, com portas de correr podem tornar o espaço ainda melhor aproveitado.

Nos quartos pequenos, o menos é mais

Saiba que é possível um quarto pequeno ficar ainda menor. Por este motivo, tenha o cuidado para não deixar seu espaço ainda menor colocando diversos móveis e acessórios no espaço. Vale a pena dar prioridade aos móveis importantes, e que principalmente contem com algum tipo de função. Um baú por exemplo, que sirva de pufe pode ser muito interessante para colocar em seu quarto por exemplo.

Outra dica muito interessante é que as prateleiras planejadas podem dispensar por completo a utilização de criado mudo.

Poucos móveis auxiliam e muito na falta de circulação do quarto, e podem ser ao invés de bonitos e funcionais, trambolhos no meio do caminho, por isso otimizar espaços é algo fundamental.

Móveis de tamanho baixo dão maior sensação de espaço

Este é um truque muito interessante e bastante utilizado por profissionais da área de decoração, manter a linha da altura dos móveis baixa, desta forma o pé direito poderá parecer maior e a sua sensação de quarto grande só irá aumentar.