Confira alguns dos principais motivos dos namoros chegarem ao fim

Ciência esclarece o que pode levar ao término de um relacionamento

Publicado em 20/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Ninguém começa um relacionamento pensando no momento em que ele vai chegar ao fim. Mas o fato é que a grande maioria das pessoas acabam passando por, pelo menos, um término na sua vida. Alguns podem acontecer depois do casamento, do noivado, mas muitos chegam ao fim ainda durante o começo do relacionamento, a fase de namoro.

Os cientistas e pesquisadores concordam que o final de um namoro pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo para a grande maioria dos envolvidos. As reações sempre variam de pessoa para pessoa, mas as médias dos níveis de estresse em episódios como esse, de acordo com pesquisa, se aproximam de outros episódios traumatizantes da vida, como uma demissão ou até mesmo a morte de alguém próximo.

Confira alguns dos principais motivos dos namoros chegarem ao fim

Mas agora os pesquisadores querem entender melhor quais seriam os principais motivos que acabam levando um namoro ao término. Para isso, cientistas da Universidade de Utah dos Estados Unidos e de Toronto, começaram a pesquisar o que acontece com os casais que optam por terminar o seu namoro.

Anúncios

De acordo com as informações que foram coletadas e que fazem parte do relatório da pesquisa, foram estudados 477 voluntários que apresentavam perfis diferentes. Eles eram solteiros, casados e namorados. Mas todos eles, no momento da pesquisa, estavam passando pelo seguinte momento: a dúvida entre terminar ou dar continuidade em um relacionamento.

Os participantes da pesquisa tiveram que responder a uma série de perguntas sobre a sua atual situação amorosa, sendo que todas elas tinham resposta aberta. Ao final do processo de coleta e de tabulação dos dados, os pesquisadores conseguiram identificar alguns dos principais motivos que levam uma pessoa a terminar o seu relacionamento, especialmente os namoros.

Anúncios

Aquelas pessoas que estão comprometidas em um relacionamento de namoro, mas ainda são solteiras e acabam não tendo os comprometimentos que os casamentos costumam criar, como patrimônio e família, acabam dando mais importância as questões emocionais para terminar um namoro. A distância emocional que pode acabar surgindo durante o tempo de namoro pode acabar se tornando crucial na continuidade ou não deste relacionamento.

Dentre as questões que surgiram na pesquisa estão o sentimento de que o parceiro não está mais tendo ou demonstrando a mesma empolgação do começo do relacionamento. Outras questões também apareceram com bastante frequência na pesquisa, tais como mentiras, traições e desgaste.

Outro dado interessante que foi obtido através deste questionário e também do cruzamento com outras perguntas que foram feitas apontam que é muito complicado dar continuidade a um namoro depois que este sentimento de dúvida surge, de qualquer uma das partes. Neste caso, as pessoas que acabam ficando em dúvida costumam manter o namoro por um pouco mais de tempo, mas ele chega ao fim na maioria dos casos.

A dificuldade em terminar um namoro também pode ser explicado pela biologia, de acordo com os próprios cientistas que estavam envolvidos na pesquisa. Para os pesquisadores, os primeiros humanos tinham que focar no encontro de um parceiro, muito mais do que encontrar uma “alma gêmea”. Por isso, começar relacionamentos acaba sendo muito fácil do que chegar.

Já quando a pesquisa foca nos resultados dos motivos que levam aos términos dos casamentos, as questões relacionadas a família e ao patrimônio aparecem como fatores que ajudam a segurar o mesmo. Mas isso também aumenta consideravelmente o grau de infelicidade das partes envolvidas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.