Conheça alguns benefícios de dormir de conchinha

Os casais que costumam ter esta tradição, tendem a ser mais calmos, descontraídos e principalmente honestos um com o outro.

Publicado em 19/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O ato de dormir de conchinha com a pessoa amada é uma das coisas mais deliciosas que existem no mundo, faz com que ambos aqueçam o coração e reconforte a sua alma. Apesar disto, os benefícios deste ato costumam ir muito além de somente um momento agradável entre o casal. Conforme pesquisadores dos Estados Unidos, o ato de dormir ao lado do parceiro acaba diminuindo o nível de cortisol do sangue, este que é o hormônio do estresse.

Para este acontecimento, a explicação existente está na forma que as pessoas sentem-se ao dormirem abraçadas, onde surge um sentimento de proteção e segurança. A partir disto, o corpo fica mais relaxado e não sente a necessidade de ficar alerta, fazendo assim com que a produção de cortisol seja desnecessária. Casais que dormem abraçados são mais calmos, descontraídos e honestos consigo mesmo.

O que os estudos falam sobre esta prática?

Muitos estudos realizados apontam que as pessoas casadas, que contam com casamentos felizes em particular, vivem muito mais, além de serem muito mais felizes e saudáveis do que quem não é casado ou está em um casamento que poderá ser algo infeliz.

Anúncios

Os pesquisadores indicam que dormir de conchinha acaba estimulando também a produção de ocitocina. O que é conhecido como o hormônio do amor, e que age como um neurotransmissor, desta forma a substância é liberada quando existe um contato de pele entre as pessoas, e também quando existe a formação de relação de confiança entre ambas. Assim ela é conhecida por sua grande função de união entre as pessoas, e o desenvolvimento de ligações de carinho entre ambos.

Muitos estudos relacionam a ocitocina como uma alternativa para ajudar ao tratamento de esquizofrenia, autismo, depressão pós parto e até mesmo para auxiliar na perda de peso. Além de tudo isto, quanto mais alto são os níveis de ocitocina do sangue, maior é a sensação de bem estar e de felicidade. Por este motivo, uma ótima forma de auxiliar seu organismo na produção da ocitocina é estar próximo de pessoas que você gosta e compartilhar momentos agradáveis com elas sempre.

Confira mais benefícios que são oferecidos para você dormir acompanhado(a)

Conheça alguns benefícios de dormir de conchinha

É possível detectar mais facilmente problemas

Anúncios

O ato de dormir acompanhada poderá auxiliar na percepção de problemas de saúde e até mesmo evitar mortes de quem divide a cama com você, conforme pesquisas realizadas, a partir do momento que você compartilha o leito com alguém, a pessoa percebe quando você sofre com apneia do sono, ou mesmo quando tem um indício de infarto. Por isso dormir com alguém pode até mesmo salvar a sua vida.

Dormir junto auxilia na diminuição de níveis de estresse

Quem dorme acompanhado ou acompanhada acaba tendo os níveis de ocitocina bastante elevados, um hormônio que é relacionado ao feto, aumentados enquanto que sua pressão arterial e ritmo cardíaco diminuem.

Levando em conta estas informações, é possível afirmar que faz muito bem para a saúde dormir acompanhada e de quebra receber muitos abraços, seja na cama ou mesmo fora dela.

Dormir abraçado combate a insônia

Estudos realizados no Canadá apontam que a dinâmica de um relacionamento poderá influenciar de forma direta a rotina de sono de um indivíduo. Ou seja, a partir do momento que ambos começam a dormir juntos, se condicionam a dormir os dois na mesma hora, gerando uma rotina saudável de sono para ambos, e inclusive diminuindo em até 80% as chances de insônia. Por isso vale muito a pena dormir junto, e principalmente abraçados.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.