Entenda o que é um relacionamento tóxico

Os parceiros ou parceiras que contarem com personalidade dominante podem tornar o processo de convivência algo negativo.

Publicado em 19/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

É comum que as pessoas vivam infelizmente relacionamentos tóxicos. Apesar disto, certas pessoas se relacionam com quem acaba lhe fazendo mais mal do que bem. Apesar disto, nunca é só mal, por este motivo, existe uma relação entre uma coisa e a outra. Este comportamento não apenas é o mais comum e nem deve ser incentivado, apesar disto acontece. Para compreender que seu relacionamento é tóxico, você deve ficar atento a alguns sinais.

Os principais sinais de que um relacionamento está sendo tóxico envolvem algumas situações, entre elas causar mal estar ao próximo, bem como desvalorizar o parceiro.

  • Situações comuns de ofensas e não respeitar as necessidades do outro.
  • Não ter o devido cuidado ao contrato e regras que foram criadas com o tempo durante a relação, além de ações egoístas e impensadas.
  • Situações grosseiras e mesquinhas, que podem ser eventuais ou acontecer no dia a dia.

Entenda o que é um relacionamento tóxico

Pessoas submissas e de baixa auto estima tendem a buscar relacionamentos tóxicos

Muitas pessoas possuem a tendência de buscar relacionamentos tóxicos justamente por seu perfil psicológico, normalmente pessoas que permitem que outras as desvalorizem aproveitam este tipo de relacionamento.

Anúncios

Pessoas que possuam baixa autoestima, além de dificuldades de saber dizer o não, bem como dificuldades de se impor.

As pessoas que possuem dificuldade de respeitar os próprios limites, e ainda acabar sempre ou na maioria das vezes cedendo á vontade um do outro, situações recorrentes de submissão.

Dificuldades de se relacionar também podem trazer relacionamentos tóxicos

Anúncios

Pessoas que contam com submissão tendem ainda a ter dificuldades de relacionamento. Apesar disto, não significa que terão relações tóxicas, é interessante que se escolha alguém que tenha uma personalidade forte ou até mesmo negativa para a provocação de sentimentos ruins ao outro. Esta situação acontece devido a dificuldade de valorização e as pessoas com esta dificuldade de se valorizar. As pessoas que possuem a dificuldade de se valorizar tendem a ter alguns sentimentos sobre si mesmas.

Entre os sentimentos mais comuns podemos citar não conhecer a si mesmas bem o suficiente, ou mesmo não saber corretamente as habilidades que possuem.

Não receber a devida atenção e carinho em casa, ou sonhar com habilidades que não tem e passa a não dar valor as habilidades que possuem.

Pessoas que vivem uma vez ou outra relações complicadas também vivem relacionamentos tóxicos

Muitas pessoas vivem uma vez ou outra relações complexas, e logo que identificam o padrão negativo do outro acabam se afastando. Existem porém aquelas pessoas que possuem como padrão relações que ocorram desta forma, além disto, o perfil de pessoas que insistem nos relacionamentos que não são valorizadas, e muitas vezes sofrem abusos físicos e morais são pessoas que:

Possuem a submissão como uma característica de sua personalidade no dia a dia.

Desvaloriza a si próprio e não consegue encontrar as suas reais qualidades que facilitaria a vida no dia a dia.

Está sempre em foco no status de ocorrer um tipo de relação custe o que custar por ter medo de situações de abandono, de dores da separação, entre outras coisas, além do medo de ficar sozinho.

O perfil do agressor a estas pessoas é de dominar a situação e a relação sempre, não dando espaço para que a pessoa dialogue ou mesmo a pessoa possa tomar as próprias atitudes.

Na maioria das vezes, esta pessoa está apenas reproduzindo situações que teria vivido em sua infância que se tornou uma lembrança triste, penosa e também até mesmo algo agressivo, em ambas as situações as pessoas precisam de tratamentos para que possam viver melhor.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.