Estudo afirma que casais felizes não se exibem nas redes sociais

Pesquisadores apontaram que quanto mais inseguros forem os casais, mais tentam mostrar felicidade no Facebook.

Publicado em 19/06/2023 por Rodrigo Duarte.

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As fotos de passeios, jantares, momentos românticos, entre uma série de outras situações, permitem que nenhum detalhe fique de fora das redes sociais de diversos casais. Apesar disto, estudos recentemente realizados nos Estados Unidos, apontam que as pessoas que exibem muito dos seus relacionamentos, na verdade são os que mais se sentem inseguros com relação ao seu parceiro.

Este trabalho científico que foi publicado através do Boletim de Psicologia Social e de Personalidade, acabou por acompanhar 108 casais que indicavam estar em um relacionamento, em seu status no Facebook o que incluiu desde relacionamentos abertos, até mesmo casamentos.

Como foi feita a experiência científica comportamental?

Estudo afirma que casais felizes não se exibem nas redes sociais

Saiba que cada um dos participantes acabou por manter um diário ao longo de duas semanas registrando o quanto se sentiam inseguros com relação ao relacionamento e quanto ele acabou interagindo no Facebook a cada dia. A partir disto, foi feita uma análise de perfis da rede social, levando em conta o quanto tempo era gasto na página e a quantidade de publicações sobre a relação que era feita pelos casais.

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A partir desta análise, foi descoberto que em dias que os participantes se sentiam mais inseguros, eles acabavam assim publicando mais coisas sobre o parceiro e o seu relacionamento, entre eles fotos, mensagens, entre outros posts diversos. Enquanto isto, as ações passaram a imagem de que o casal estava feliz, e a verdade encontrada pelos cientistas apontam o contrário.

Por qual motivo houve a necessidade desta pesquisa?

É fato que vivemos em uma época bastante estranha, onde uma atualização de status na internet muitas vezes significa mais do que o que ocorre na vida real. As pessoas tem um verdadeiro prazer em avaliar a vida dos amigos e dos conhecidos com seu curtir, ou ainda vendo as fotos e publicações que ocorrem de forma mais frequente. E ainda frequentemente se equivocam.

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Confira o que alguns casais felizes dizem por não compartilharem sua vida pessoal na internet?

Se as pessoas estão felizes, vivem o aqui e agora

Se na vida real tudo acaba andando bem, simplesmente não há sentido em gastar tempo online para escrever as publicações, bem como para demonstrar o quanto é feliz de ter o parceiro de seu lado.

Qualquer casal que torna público todos os desentendimentos e diferenças, não ganham praticamente nada com isto

O ato de falar os seus problemas nas redes sociais é a pior forma de os resolver, até porque você acaba publicando um pouco de sua intimidade com outra pessoa, e gera assim uma série de problemas, esta informação poderá até mesmo agravar os conflitos.

Outro ponto bastante interessante e importante é que a felicidade consiste em simplesmente ficar numa boa e em sintonia com seus entes queridos sempre, não em estar publicando provas de amor no seu perfil todos os dias.

Não há a necessidade de provar nada para ninguém

Muitas pessoas não precisam se utilizar de forma mútua para expor o quanto são queridas e também o quanto são felizes. As duas pessoas formam um casal porque estão ali e querem isto, e não estão fazendo isto por ser socialmente aceitável que tenham um relacionamento. É interessante porém, que cada uma das pessoas decida manter a sua vida em uma esfera privada, ou acaba tornando toda a sua vida pública, e isto não é saudável para uma relação.

As pessoas que não utilizam as redes sociais para compartilhar este tipo de coisa, são mais felizes, pois não se comparam constantemente com seus companheiros ou com seus amigos que parecem ser mais felizes do que você. Na maioria das vezes, esquecemos de tudo o que realmente importa, a vida real, os relacionamentos e sentimentos, e não por uma questão de busca por reconhecimentos efêmeros existentes nas redes sociais.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.