O lifting facial acaba mesmo com a flacidez e rugas do rosto?

Este método deixa uma cicatriz quase imperceptível próximo da orelha, o ideal é que a cirurgia seja realizada após os 40 anos de idade.

Publicado em 28/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Lifting facial é um tipo de cirurgia plástica da face que é realizada para rejuvenescer a pele, ou seja, oferecer uma eliminação de rugas, flacidez, bem como remover o excesso de pele do organismo. Este tipo de técnica possibilita um levantamento do rosto, amenizando de forma considerável vincos e resgatar e aprimorar os contornos faciais.

Porque ocorre o envelhecimento da face?

Saiba que o envelhecimento da face ocorre principalmente devido a perda de gordura, onde além da flacidez dos tecidos, outros fatores podem promover este processo. Para o caso do lifting facial, ou ainda da ritidoplastia, é realizado o procedimento através do terço médio da face, para elevar e reposicionar o tecido e a musculatura da pele. Esta é uma das cirurgias plásticas mais comuns realizadas no Brasil.

O Lifting é uma palavra derivada do verbo americano lift, o que significa levantar, utilizada para determinar as cirurgias onde os tecidos precisam ser reacomodados aos seus lugares de origem, para o caso do lifting facial, isto é feito no rosto. Aqui no Brasil, o lifting facial compreende algumas áreas, entre elas as pálpebras, o pescoço, a mandíbula e a área frontal da pele, a região T que inclui o nariz e a testa.

O lifting facial acaba mesmo com a flacidez e rugas do rosto?

Conheça os principais tipos de Lifting

Anúncios

O Minilifting é um termo bastante utilizado para a cirurgia de face, esta que está associada as cicatrizes menores do que as clássicas. Bem na verdade, esse tipo de cirurgia é o mesmo que o lifting facial, porém devidamente maquiado com um termo novo que promete menores descolamentos com menores cicatrizes. Em contrapartida, a essência da cirurgia será a mesma da chamada ritidoplastia clássica.

Lifting temporal

Anúncios

Este tipo de cirurgia é designado para o levantamento das regiões temporais, resultando desta forma em um melhor posicionamento de supercílio, o que torna o olhar bem mais jovial, e descansado. Basicamente ele deverá levantar a região da cauda da sobrancelha por exemplo.

Lifting frontal

Nesta cirurgia são tratadas rugas estabelecidas em região da testa, além de musculatura que gera essas rugas, uma vez que nesta região elas são em maioria dinâmicas, geradas assim por uma movimentação muscular desta região. Isto é como se fosse um tipo de aplicação de toxina botulínica mais duradoura.

Lifting endoscópico

A prática do lifting endoscópico é a cirurgia de face que é realizada com o auxílio de um sistema óptico que permite uma realização das menores incisões, em contrapartida, sem limitar a extensão de descolamento. Ainda está caracterizada uma cirurgia que é possível preservar as estruturas nobres, uma vez que está sendo toda feita na visualização de forma direta, o que não acontece em outros tipos de modalidades cirúrgicas.

Quando é indicado o lifting facial?

Este é indicado para pacientes que possuem envelhecimento facial ou flacidez excessiva em seu rosto.

De forma geral, este envelhecimento é gerado por uma ação natural do tempo, e por alguns fatores externos que acabam acelerando este processo, entre eles o fotoenvelhecimento que é provocado pela radiação solar, bem como radicais livres, os maus hábitos ou herança genética.

As pessoas com sulcos mais profundos, bem como flacidez, vincos nasogenianos, rugas, excesso de flacidez na pele, perda de tônus muscular na face inferior, com a ausência do contorno da região mandibular são os procedimentos mais indicados. Normalmente está aconselhável o lifting facial para pacientes acima de 40 anos de idade.

O cirurgião plástico, deverá realizar este procedimento, e precisa estar devidamente conveniado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.