Alimentos que ajudam a evitar a cãibra muscular

Assim que a cãibra surgir, este é um sinal de deficiência nutricional.

Publicado em 23/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Bastante dolorosas e desconfortáveis, as cãibras por uma definição, são a contração involuntária do músculo esquelético que tem a ação de contrair e de relaxar realizada através de estímulos nervosos, estes que são comandados por uma vontade, ou seja, de forma voluntária.

Ao surgir a cãibra, além de um sinal de grande deficiência, é possível sentir uma dor terrível, para prevenir o problema, algumas medidas simples podem ser tomadas, como um alongamento e dieta equilibrada que são fundamentais.

O alongamento serve de atividade física fundamental onde o atleta deverá executar antes e depois de seu treinamento para evitar também as cãibras. O alongamento trabalha o músculo em movimento ao inverso ao da contração muscular, desta forma podemos contar com um aumento de fluxo sanguíneo.

Alimentos que ajudam a evitar a cãibra muscular

Anúncios

Mesmo assim, se com todos os cuidados a cãimbra aparecer, é interessante que se massageie e alongue a região afetada para aliviar de vez a dor no órgão.

Conheça alguns alimentos que previnem cãibras

Para que ocorra a prevenção de cãibras é fundamental que se consuma alimentos que sejam ricos em potássio, magnésio e cálcio, como por exemplo vegetais de coloração escura. Outra forma interessante de evitar é estar bem hidratado e consumir água tônica, esta que possui quinino, uma substância interessante que auxilia na diminuição das cãibras.

Anúncios

Outros alimentos também podem ajudar a aliviar as cãibras, como por exemplo as sementes de girassol torradas, o abacate, as amêndoas, o espinafre, as batatas, a beterraba, banana, o brócolis, aipo e a rúcula.

Alguns alimentos ricos em cálcio podem ser consumidos, com por exemplo leite e os seus derivados, couve, brócolis.

Alimentos ricos em potássio, como banana, tomate, feijão, aveias, cevada, granola, amendoim, ostras, arroz integral.

Alimentos ricos em magnésio são o gérmen de trigo, as tâmaras, ameixa seca, figo seco, castanha do pará, entre outros.

Os maiores aliados para prevenção das cãibras são alimentos ricos em vitamina A, B e C, além de outros repositores de sódio como por exemplo a água de coco. Estes alimentos contam com a capacidade de garantir uma maior e melhor contração muscular e diminuir os riscos de cãibras. Mas é fato que principalmente para prevenir o problema deve-se consumir muita água diariamente.

Partes do corpo mais atingidas

De acordo com nutricionistas e fisiologistas, as partes do corpo que são mais atingidas são a panturrilha, as mãos, o abdômen, pescoço e principalmente os pés. As cãibras que são consideradas mais comuns nos adultos do que nas crianças e se tornam muito mais frequentes á medida que vamos envelhecendo.

Muitos fatores, entre eles atividades físicas vigorosas, desidratação, diabetes, baixas taxas de açúcar no sangue, varizes, fraturas ósseas, entre outros fatores poderão ser os responsáveis por desencadear o problema, que ocorre de forma progressiva.

Se você seguir estas orientações e mesmo assim os problemas persistirem é importante buscar por ajuda médica pois a cãibra poderá indicar uma série de outros problemas de saúde que podem estar ocorrendo com você.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.