Como manter a dieta na ceia de natal?

Aprenda a fazer algumas escolhas corretas, e evite que as festas de final de ano comprometam a sua boa forma.

Publicado em 15/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nesta época repleta de alimentos calóricos, é fato que os riscos de exageros costumam aumentar. Por este motivo, aprenda a fazer algumas escolhas corretas, e evite que as festas de final de ano comprometam a sua boa forma.

Procure principalmente na época de confraternizações, apostar em uma alimentação saudável, esta é uma época que principalmente exige uma grande disciplina e foco. Por conta de alimentos muito calóricos, e principalmente sazonais, os riscos de exageros acabam aumentando no caso dos cardápios não programados, e o estômago vazio antes dos eventos.

Os riscos de exageros nestas épocas do ano aumentam substancialmente, no caso de cardápios que não são programados, e o estômago vazio antes dos eventos. Muitos hábitos são conquistados ao longo de muita prática, e principalmente muita persistência, por isso se concentre nos objetivos e vitórias que foram conquistadas.

Como manter a dieta na ceia de natal?

Anúncios

Para que você não afunde na dieta, confira algumas dicas para festejar sem culpa alguma.

Procure investir sempre em comidas leves e saudáveis

O primeiro que deve ser pensado é em como fazer da ceia uma refeição interessante e de baixa caloria, por este motivo os ingredientes lights e que contam com menor teor de calorias são muito bem vindos, alimentos como ricota, leite desnatado, bem como proteína texturizada de soja, verdura, frutas, entre outras coisas poderão ser utilizadas para preparar os pratos.

Evite consumir bebidas alcoólicas

Anúncios

Altamente calórias, as bebidas alcoólicas além de contar com este problema, não possuem valor nutricional, por isso procure preferir por drinks sem álcool e que sejam feitos com frutas, água com gás e ervas como por exemplo o alecrim, hortelã, e principalmente muito manjericão.

Equilibre, equilibrando não terá erros

Caso você faça uma alimentação um pouco mais leve, que conte com mais saladas, frutas e principalmente leite desnatado durante o dia, será possível comer um pouco mais na ceia sem a devida preocupação, o mais importante é evitar exagerar nos alimentos.

Pratos principais não podem ser esquecidos

A boa dica é utilizar sempre carnes brancas, entre elas o peru, o chester, o frango, o tender magro, e o lombo, estes alimentos deverão estar acompanhados de cereais integrais, como por exemplo o arroz com sete grãos, levando em conta o valor nutritivo e pouco calórico destes alimentos. O interessante é que se opte por uma porção de arroz, uma de carne de ave, ou um peixe com molho, além de salada verde, e uma porção de farofa de aveia por exemplo. enfeite as receitas com tomate seco, castanhas, bem como frutas naturais, entre elas abacaxi e cereja, que dão um visual diferenciado, e principalmente um toque especial para a ceia.

Os aperitivos são os verdadeiros vilões

As castanhas e nozes, que acabam tornando a refeição muito mais calórica. Apesar de terem grandes quantidades de calorias, elas são ricas em gorduras insaturadas, estas que são benéficas para o nosso organismo.

Para isto é preciso ter atenção na quantidade de alimento ingerido, se forem consumidas sem abusos, as oleaginosas possuem efeitos benéficos para a saúde. Uma alternativa interessante e saudável para petiscos são as torradas, estas que podem ser sem glúten e pastas de soja de sabores diversificados.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.