Dicas para trocar o açúcar por substitutos saudáveis

Algumas alternativas como Stévia, açúcar mascavo e mel são opções interessantes que podem ajudar na sua saúde e sem deixar de lado a sobremesa.

Publicado em 22/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os doces são guloseimas deliciosas e levam um grande vilão em sua composição, o açúcar, este que é um componente apontado como um grande vilão da alimentação saudável. O açúcar, apesar de ser agradável ao paladar, não possui quantidades necessárias e relevantes de nutrientes, além de receber aditivos químicos em seu processo de industrialização.

Como resultado de sua composição, o alimento é nocivo ao funcionamento do organismo, tanto que de acordo com pesquisadores, ele é tão perigoso quanto o álcool e o cigarro, seu consumo por isso, precisas ser controlado. Em artigos publicados recentemente, cientistas apontam que ele é o responsável por gerar diversos problemas de saúde que vão além de obesidade e diabetes, provocando assim a elevação de triglicérides.

Confira alguns tipos de açúcares para substituir o doce de forma saudável:

Dicas para trocar o açúcar por substitutos saudáveis

A Stévia

Anúncios

Este adoçante que é feito a base de stévia são extraídos na folha da Stevia rebaudiana, esta é uma planta de origem sulamericana. Esta alternativa é uma das mais saudáveis pois é de origem natural e não gera alterações na glicemia. Seus componentes adoçam em torno de 300 vezes mais do que o açúcar sem adicionar mais calorias a sua dieta. A Stévia é bastante recomendada para que seja utilizada em sucos, sorvetes, chás e pratos que serão cozidos ou mesmo assados.

O açúcar mascavo

Uma boa pedida para quem não possui diabetes, o açúcar branco pode ser substituído por este. O alimento é obtido a partir das primeiras extrações da cana, e por isso conta com menos calorias e mais minerais na sua composição, entre os minerais podemos citar o cálcio, o magnésio, o potássio, além do fósforo, o que o açúcar branco não possui.

Anúncios

Além disto, ele poderá ser utilizado da mesma forma que o açúcar branco, mas vale ressaltar que ele possui calorias e por isso deverá ser utilizado com uma boa moderação.

O açúcar demerara

Outra boa pedida, que também é conhecido como cristal dourado, é um açúcar levemente refinado, ficando entre o açúcar mascavo e o refinado. A maior vantagem deste açúcar é que ele não recebe aditivos químicos. Seus grãos aparecem de forma maior e são um pouco mais difíceis de diluir, uma boa alternativa é o diluir no liquidificador antes de utilizar, seu valor nutricional é bastante semelhante ao açúcar mascavo.

A Sucralose

Uma boa pedida também para o consumo, é elaborada a partir da modificação de moléculas do açúcar. Apesar de não contar com nutrientes, ela não possui os efeitos nocivos ao açúcar, já que não altera a taxa glicêmica, é o que apontam os especialistas. Outra particularidade é que os adoçantes de mesa que são feitos á base de sucralose, conta com um poder adoçante 600 vezes maior do que o açúcar, além de contar com um sabor agradável e poder ser utilizado em preparações que podem ser quentes ou frias.

O Mel

O alimento que é constituído de frutose e glicose, é uma boa fonte de carboidratos, vitaminas de complexo B, e além disto, minerais. O alimento é conhecido por suas ações antifúngicas e bactericidas, mas conta com um alto valor calórico, e por este motivo não deverá ser consumido em grandes quantidades.

Assim que aquecido, o mel poderá sofrer uma perda substancial de nutrientes, por este motivo, prefira o consumir sem que ele seja cozido.

O açúcar orgânico

Este é cultivado e processado sem a utilização de aditivos químicos. Com isto temos a garantia de que o alimento é mais nutritivo que a versão refinada, e livre de substâncias que podem fazer mal ao organismo. O seu consumo precisa ser moderado, pois aumenta também a taxa glicêmica do sangue.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.