5 coisas que você precisa fazer para mudar sua vida financeira

Confira dicas para quem quer mudar seus comportamentos em relação ao dinheiro.

Publicado em 23/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitas das origens dos problemas da vida dos adultos estão relacionadas as finanças. De uma forma geral, é muito difícil para a grande maioria da camada da população conseguir aprender a utilizar o dinheiro com sabedoria, uma vez que eles precisam colocar de lado diversos desejos e anseios. Além disso, também existem aquelas questões específicas das condições sociais individuais e familiares.

5 coisas que você precisa fazer para mudar sua vida financeira

Na prática, é impossível investir em uma educação financeira quando as pessoas acabam não tendo dinheiro para cobrir as suas necessidades básicas, o que acaba sendo a realidade de grande parte das pessoas no Brasil. Ao mesmo tempo, existe uma tendencia que, mesmo quando as pessoas conseguem aumentar seus ganhos, os gastos sigam aumentando, muitas vezes em proporções maiores.

Por isso que as mudanças financeiras estão sempre no topo dos objetivos e desejos das pessoas, seja parar de gastar com besteiras, começar a guardar dinheiro para ter uma maior segurança, conseguir adquirir um bem mais caro, ou ainda conseguir fazer coisas como viajar mais.

Anúncios

Para quem deseja focar na educação financeira e melhorar sua relação com o dinheiro e com as finanças de uma forma geral, confira algumas coisas que precisam ser feitas:

Entenda a importância do controle financeiro

Pode ser extremamente complicado para as pessoas que desejam mudar determinados comportamentos quando elas não entendem os motivos pelos quais elas realmente devem fazer este tipo de mudança. Por isso, é fundamental pensar nas mudanças e como elas impactam na vida de quem está com problemas financeiros.

Anúncios

Além de manter o foco sempre no objetivo, é importante começar a pensar nas dificuldades que as pessoas que perdem o controle das suas finanças acabam enfrentando, com dívidas sendo acumuladas, falta de crédito disponível, noites sem dormir, problemas no relacionamento familiar, etc. Desta forma, pode acabar sendo mais fácil deixar de lado os pequenos prazeres que o descontrole financeiro pode trazer.

Aprenda a diferença entre preço e valor

Existem ainda algumas diferenças importantes que devem ser não apenas entendidas como absorvidas. E uma das principais é a diferença entre preço e valor. O valor sempre parte da forma como as pessoas olham para determinadas coisas e acontecimentos e o quanto eles significam para elas.

Por exemplo, viajar com a família e ter um momento mais próximo com quem as pessoas amam pode acabar se tornando uma a experiência muito mais valorizada do que o preço que será pago. E o contrário também é válido, sendo que em muitos casos as pessoas acabam pagando muito dinheiro por coisas que acabam representando muito pouco para a sua vida.

Comece a economizar qualquer coisa

Ao invés de esperar até que as pessoas atinjam uma determinada quantidade de dinheiro na sua conta para começar a economizar, que tal começar agora mesmo, separando qualquer quantia que esteja disponível para que ela seja a base para o desenvolvimento de uma determinada poupança.

E também é importante fazer as coisas que realmente funcionam. Por exemplo, para começar a economizar, é fundamental que o dinheiro seja separado logo que ele entra na conta, e não esperar até que sobre alguma coisa para depois separar.

Não faça dívidas

Outro passo importante que deve ser dado é começar a evitar de fazer novas dívidas. E as dívidas acabam sendo feitas a todo momento, especialmente quando as pessoas acabam não tendo o controle do que elas gastam. As compras feitas no cartão de crédito, por exemplo, não deixam de ser dívidas, uma vez que as pessoas comprometem rendimentos futuros.

Muitas vezes as pessoas acabam perdendo o controle das suas dívidas justamente em virtude deste acúmulo de dívidas, especialmente aquelas que são feitas a longo prazo. Mesmo os parcelamentos que são feitos com pequenos valores, quando vão se acumulando, podem acabar se tornando um problema.

Faça um bom planejamento

Pode ser muito complicado iniciar um planejamento de mudança quando as pessoas não acabam colocando na prática um planejamento. Deixe de lado as ideias que ficam apenas na teoria e coloque na prática um planejamento, anotando as informações em papeis ou em apps, para ter uma real noção de como andam as finanças.

Um bom planejamento acaba sendo feito a partir de metas e um controle das informações como entrada e saídas financeiras. Além disso, o planejamento financeiro também devem ter metas de orçamentos para cada uma das áreas mais importantes, como gastos fixos, variáveis, despesas de moradia, educação, alimentação, lazer, etc.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.