6 praias imperdíveis para conhecer no Espírito Santo

Estado se tornou reconhecido pela enorme quantidade de lindas praias disponíveis.

Publicado em 13/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O estado do Espírito Santo conta com uma extensa faixa litorânea, que mede cerca de 400 km. E ao longo de todo este caminho acaba sendo possível encontrar praias com as mais variadas paisagens. Existem tanto aquelas que são destinadas para quem deseja descansar longe de tudo e de todos até aqueles que preferem curtir o litoral com uma estrutura um pouco mais completa e com diversas opções.

6 praias imperdíveis para conhecer no Espírito Santo

O principal destino turístico das pessoas que chegam de outras regiões do Brasil é a região que vai de Vitória até Guarapari. Mas o litoral sul que pode ser encontrado no estado também oferece algumas opções de praias muito interessantes, com destaque para Anchieta e também para Marataízes. Já o norte do estado possui praias menos povoadas e também que apresentam uma maior dificuldade de acesso, como Aracruz, São Mateus e Conceição da Barra.

Para quem deseja conhecer o melhor do litoral do estado do Espírito Santo, confira as 8 melhores praias da região para quem vai visitar:

Praia de Itaúnas – Conceição da Barra

Anúncios

Essa é uma praia que está localizada no distrito de Conceição da Barra, que fica no extremo norte do estado do Espírito Santo. O local sempre foi considerado como uma pequena vila, mas com o passar do tempo acabou se tornando mais voltada para as atividades turísticas. Um dos principais atrativos, que fazem com que os turistas tenham muito interesse em conhecer o local, é a paisagem marcada pelas dunas. A poucos quilômetros os turistas também podem encontrar a praia do Barra do Riacho, que fica na divisa da Bahia.

Praia da Barra Nova – São Mateus

Já a praia de Barra Nova está localizada no município chamado de São Mateus, que fica a 248 km ao norte da capital Vitória. Um dos principais atrativos desta praia que torna ela um local diferenciado é a mistura do mar com a baía, formada pela barra do rio. Além disso, o local também se tornou conhecido pelos manguezais próximos. Em termos de movimento, é um local bastante tranquilo para os turistas que buscam por uma região mais calma.

Praia de Urusaquara – Linhares

Anúncios

Uma praia considerada como pouco conhecida pelos turistas de uma forma geral, mas que acaba sendo considerada como um daqueles destinos que os moradores da região sabem que pode trazer uma experiencia diferenciada. Ela está localizada na divisa dos municípios de Linhares e São Mateus e também mostra o encontro do rio com o mar, criando uma paisagem muito interessante. Destaque para a foz do Rio Ipiranga, que forma uma lagoa antes de desaguar no mar, criando um balneário de água doce.

Praia de Coqueiral de Aracruz – Aracruz

Indo pela rodovia ES-010 para a cidade de Aracruz, que fica a cerca de 60 km ao norte da capital, está esta praia. Como o próprio nome já entrega, essa região conta com uma grande quantidade de coqueiros espalhados pelo litoral, com um verdadeiro coqueiral formado na orla da praia. O local também conta com um grande gramado que acabou se formando próximo da areia da praia.

Praia da Costa – Vila Velha

Vila Velha é uma das cidades mais desenvolvidas do estado do Espírito Santo e que fica ao lado da capital Vitória, sendo separada apenas por uma baia. É uma praia essencialmente urbana. Desta forma, as pessoas podem aproveitar o litoral e também a estrutura de uma cidade grande, com todos os bônus, mas também com alguns ônus, como o grande movimento, especialmente durante os meses de alta temporada ou feriados. O canto esquerdo da praia é considerado como uma atração a parte, onde fica a península da Pedra da Sereia, além de outras ilhotas de pedra.

Praia de Setiba – Guarapari

Mais uma praia localizada próxima da capital, cerca de 45 km de distância, mas que não é tão urbanizada como a Praia da Costa, por exemplo. Ela está distante cerca de 12 km do centro da cidade de Guarapari e conta com diversos atrativos, incluindo enseadas e pedras, formando um belo conjunto de cenário. Uma ilha pedregosa pode ser acessada quando a maré está mais baixa, formando ainda uma pequena prainha muito apreciada especialmente pelos mais jovens.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.