Como manter a casa organizada durante as férias escolares

Aprenda a manter uma rotina mesmo com crianças e adolescentes em casa.

Publicado em 13/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O período de férias escolares é sempre muito aguardado pela grande maioria das crianças e também dos adolescentes. Afinal de contas, a rotina escolar realmente é bastante cansativa, com a ida diária para o ambiente escolar e também com as diversas tarefas e com o estudo de uma forma geral. Mas, para os pais, este acaba sendo um momento, na grande maioria dos casos, de alteração na rotina de uma forma geral.

Como manter a casa organizada durante as férias escolares

Muitos pais que criam os seus filhos sozinhos, por exemplo, acabam tendo que combinar férias neste mesmo espaço de tempo ou então arranhar pessoas ou instituições que cuidem das crianças pequenas, uma vez que em muitos casos a escola acaba se tornando o ambiente que se responsabiliza pelas crianças enquanto os adultos estão trabalhando.

Mas, mesmo quando os pequenos podem contar com a companhia de pelo menos um adulto em casa neste período, existem alterações na rotina. Afinal de contas, as crianças ficam em casa, e muitas vezes cheias de energia, o que vai exigir que os pais tenham recursos e opções para que elas consigam se distrair.

Anúncios

E para os pais que se preocupam com a organização da casa, este também deve acabar se tornando um período um pouco mais desafiador. Confira algumas dicas para tentar manter a organização da casa durante o período escolar.

Já comece a pensar antes das férias

Antes de mais nada, pode ser interessante para os pais e responsáveis preocupados com a organização da casa começarem a pensar antes do período escolar propriamente dito. Então, dias antes que as crianças e adolescentes entrem de fato de férias, sempre de olho nas informações do calendário escolar, pode ser interessante investir em uma limpeza e uma organização mais pesada.

Anúncios

O ideal é fazer aquela faxina que alcança os locais mais difíceis da casa, tirando bem o pó de todos os ambientes, limpando chão, vidros, etc. Além disso, também é um bom momento para organizar tudo. Estes passos vão ajudar as pessoas a manterem um determinado nível de organização quando as férias começarem.

Estabeleça e siga uma rotina

Também é de responsabilidade dos pais estabelecerem uma rotina durante este período, que deve ser previamente conversada com as crianças e com os adolescentes. Caso seja possível negociar estas regras da rotina com todos os que estão diretamente envolvidos, a chance de que ela de fato funcione aumenta consideravelmente.

Estabeleça momentos e atividades

Se as crianças se sentirem entediadas, a chance delas acabarem fazendo alguma coisa de errado vai ser muito grande. Por isso, é muito importante que os adultos entendam que os jovens, especialmente os pequenos, que acabam tendo menos independência, tenham acesso a atividades e momentos de lazer.

Defina espaços

Uma outra dica interessante para controlar a desorganização de uma forma geral é tentar concentrar ela em um determinado espaço. Definir os locais nos quais os jovens acabam tendo uma maior liberdade, inclusive para fazer alguma bagunça, pode ser interessante para que eles tenham um espaço físico delimitado. Além disso, pode ser interessante também estabelecer algumas regras para que eles ajudem na limpeza e na organização deste espaço.

Cuidado com os perigos

Com as crianças ficando mais tempo dentro de casa, alguns elementos que muitas vezes passam despercebidos dos pequenos devem acabar ganhando uma atenção um pouco maior de parte dos adultos pais e responsáveis. Produtos de limpeza que normalmente ficam mais acessíveis, por exemplo, devem acabar sendo mantidos longe do alcance de todas as crianças, especialmente as que estão nos seus primeiros anos de vida.

Outros produtos que possam acabar levando algum risco também devem ser mantidos mais longe do alcance dos pequenos, como equipamentos elétricos, ou itens que possam se quebrar em pedaços muito pequenos.

Use e abuse dos objetos de armazenamento

Neste momento em que as crianças estão mais tempo em casa, também é muito importante que os pais e adultos passem a utilizar, de uma forma mais efetiva, itens que permitam o armazenamento de outros itens menores, como cestos nichos, prateleiras, baús, etc.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.