Decoração com quadros: confira dicas para fazer as melhores composições

Saiba como melhorar o ambiente da sua casa com quadros de diferentes estilos.

Publicado em 06/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A decoração de um determinado ambiente depende muito do gosto da pessoa que vai assumir para si essa tarefa. Vai variar bastante de como as pessoas enxergam aquele ambiente e como fazer para deixar o espaço mais aconchegante e confortável para elas. Mas acaba sendo sempre muito interessante beber de fontes e inspirações que podem guiar durante este processo.

Decoração com quadros: confira dicas para fazer as melhores composições

Para decorar um ambiente as pessoas precisam utilizar os mais variados tipos de elementos, que acabam sendo combinados. E, para decorar as paredes, é muito comum que as pessoas utilizem os quadros, sendo estes os elementos que anteriormente eram símbolo de poder e riqueza, mas que nos dias de hoje pode estar presente em qualquer tipo de ambiente.

Mas não basta apenas escolher um ou diversos quadros e pendurá-los na parede para que as pessoas considerem aquele como um ambiente decorado. Um dos grandes segredos de uma decoração considerada bonita e elegante com a utilização de quadros é justamente conseguir montar uma boa composição.

Anúncios

Confira algumas dicas interessantes para quem está querendo fazer uma decoração com quadros:

Faça uma composição de quadros

Um dos primeiros passos para conseguir valorizar os quadros que são colocados em uma determinada decoração, e também valorizar o espaço como um todo, é criar o que acaba sendo chamado de composição de quadros, ou então gallery wall. Basicamente é como se a pessoa tratasse um determinado campo da casa como uma exposição de arte.

Anúncios

A ideia é que os quadros escolhidos para uma determinada parede ou uma determinada composição acabam agregando ao ambiente, conversando entre si e com o resto da casa. Por isso, é importante escolher quadros que tenham algumas particularidades e combinações entre si.

Defina um estilo decorativo

Mesmo que os quadros tenham imagens diferentes, é importante ficar de olho nas paletas de cores, que basicamente são aqueles tons que acabam mais chamando a atenção quando se olha para um conjunto de forma geral. Pode ser que todos os quadros tenham cores vivas na sua composição, criando uma unidade. Mas pode ser também que as pessoas optem por uma combinação mais monocromática.

Crie uma harmonia com os tamanhos dos quadros

Não existe uma receita certa e definitiva quando estamos falando dos tamanhos dos quadros de uma forma geral, mas é importante que as proporções também possam ser consideradas como harmônicas, pelo menos em uma primeira vista. É importante também equilibrar a quantidade e os tamanhos com o espaço disponível na parede. Ela não deve sumir completamente atrás de um monte de quadros amontados, mas também não devem ocupar apenas uma pequena parte do espaço e deixar um grande espaço vazio.

Pense em como as outras pessoas verão os quadros

Os quadros também não estão pendurados na parede apenas para criar um efeito diferente na parede. Eles também são elementos criados para que sejam observados por quem chega. Por isso, é importante pensar na forma como as pessoas vão conseguir olhar para estes elementos decorativos. O ideal é que não seja preciso um grande esforço para quem deseja olhar os mesmos. A altura média que eles devem ficar devem variar entre 1,60 a 1,70 m do chão.

A posição faz a diferença

A forma como os quadros são posicionados na parede também acaba tendo uma diferença na forma como as pessoas os percebem. Quando o objetivo e destacar um determinado item da decoração, é fundamental que ele seja posicionado no centro da parede. Os demais quadros podem ficar no entorno. Também é importante prestar atenção com o alinhamento dos quadros de uma forma geral, sendo que o mais interessante é conseguir criar uma composição nivelada, dando um de mais organização ao espaço.

Não deixe de dar atenção para as molduras

As molduras também acabam sendo uma parte importante da decoração com quadros de uma forma geral, sendo que elas terão um profundo impacto no efeito final. Caso o efeito que esteja sendo buscado é de uma decoração mais romântica e rebuscada, pode ser interessante buscar molduras mas trabalhadas. Caso o objetivo seja um efeito mais discreto ou moderno, a dica é apostar nas molduras mais simples e finas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.