Confira tendências de decoração que precisam ser repensadas

Especialistas no assunto falam sobre os movimentos de decoração que acabam se tornando cansativos com o passar do tempo, e o que podemos fazer para renovar o visual.

Publicado em 02/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Cada vez mais ventos novos trazem boas ideias, e as que foram utilizadas em excesso acabam não nos emocionando como antes. Isto não é apenas uma questão de beleza, tudo o que se torna uma fórmula acaba perdendo a capacidade visual e de nos surpreender. Visualizar que isto não nos toca mais é sem dúvida alguma o primeiro passo para que possamos buscar tudo o que é novo.

Deixe de lado os layouts simétricos e rígidos

Confira tendências de decoração que precisam ser repensadas

Esta é uma fórmula que funciona muito bem, mas utilizar um sofá de frente para o outro, separados por uma mesa grande de centro, gera uma sensação de obviedade na decoração. Mesas de centro enormes acabam se tornando repetitivas e a distância entre dois sofás opostos acaba tornando o ambiente bastante frio e sem graça na hora de receber este visual.

Os ambientes menos simétricos, que contam com uma configuração mais livre, pedem por móveis curvos e mesas de centro menores, o maior desafio é diminuir o distanciamento entre os espaços e acabar com posturas rígidas, que não combinam em nada com o prazer de estar com quem mais gostamos.

Os móveis italianos também devem ser deixados de lado

Anúncios

Existe um grande encantamento das marcas italianas. Não dizemos aqui que este visual não é legal, e nem há um desmerecimento dos móveis e das peças, mesmo que estas sejam um grande sonho de consumo.

Para quem procura design, a indústria italiana é o verdadeiro carro chefe, e tão cedo isto não vai mudar. O que não deve funcionar mais quando falamos de decoração é buscar prevalecer em uma decoração apenas com um mobiliário assinado italiano.

Anúncios

A mistura de estilos hoje se sobressai, misturando o original de estilos, e móveis de diversas procedências, e muito mais do que isso, de peças que nem mesmo saberíamos onde encontrar. O que atrai atualmente é justamente o que não existe uma logomarca estampada ou mesmo uma procedência. Este status de marca por si só, não convence mais atualmente.

Os bares com cara de festa

Um bar, que conte com bandejas, copos e garrafas será sempre algo muito funcional. O maior problema está quando a ideia começa a ser repetitiva. Atualmente podemos ver mesas cada vez maiores e com bandejas maiores e quantidades enormes de copos, garrafas e cristais que apenas se justificariam em um dia de festa.

O visual é bonito, mas são anos onde temos uma mesma montagem, e um descompasso existente entre o que é a realidade e o exagero, que muitas vezes fica pretensioso. Aposte em armários de bebidas ou tradicionais carrinhos. Se for possível misture objetos pessoais ou coleções junto deles.

A decoração com um visual “limpo”

O termo clean, que era anteriormente utilizado, atualmente é conhecida como uma decoração insossa. Podemos destacar a proliferação do medo de errar ou até mesmo anular e deixar de lado gostos pessoais. O termo decoração clean já foi muito utilizado em contraponto do cafona ou duvidoso que as pessoas se tornaram até mesmo reféns e perderam a sua opinião determinada. Não existe um futuro para o clean da forma que conhecemos atualmente e este precisa mudar.

As orquídeas plantadas em bowls sobre a mesa de centro

A utilização recorrente não é legal para a decoração, o visual apenas é justificado se você escolher por orquídeas menores, raras e que possuem um formato diferente das orquídeas brancas comuns. Isto é algo difícil, mas é interessante apostar em mesas menores, que possuam formatos diferentes, e que não exijam uma mesma produção sempre.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.