Dicas para proteger sua casa dos ácaros

Os cuidados diários com ambientes afastam de vez as alergias respiratórias.

Publicado em 28/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O ato de estender a colcha ao sol, aspirar as cortinas, e nunca deixar uma toalha de mesa das refeições na mesa, além de outras medidas podem fazer toda a diferença e proteger o ambiente doméstico de ácaros e outros tipos de micro-organismos que são causadores de alergias. Na maioria das vezes, acabamos nos preocupando com lugares públicos, e esquecemos de ver a nossa própria casa, como uma forte causadora de doenças. Quem sofre com este tipo de problema respiratório, como a asma, bronquite e rinite, precisa contar com cuidados redobrados.

Muitos objetos que temos em casa são considerados o local ideal para o acúmulo dos micro-organismos, entre eles as tábuas utilizadas na cozinha para cortar alimentos, que é feita de madeira, ou mesmo toalhas de rosto, que não são trocadas frequentemente no banheiro. Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença, e ajudam você a eliminar a poeira de todos os cantos de sua casa, protegendo desta forma a sua imunidade e saúde.

Cuidados que deve-se ter na cozinha

Dicas para proteger sua casa dos ácaros

Os panos de prato

Estes são terríveis e carregam diversas impurezas já que além de servirem para secar a louça, acabam secando as mãos e podem acumular a poeira da cozinha. Procure nunca deixar o pano molhado e também embolado, já que isto poderá favorecer uma proliferação de bactérias, uma dica bastante interessante é procurar ter mais de uma peça na cozinha, uma delas exclusiva para as louças e utensílios. Procure depois disto, estender a peça no varal para secar, troque as peças mais de uma vez por semana, evitando assim acumular sujeira.

As toalhas de mesa

Anúncios

Uma situação comum, que é deixar as toalhas de mesa sobre a mesa após as refeições é uma ideia péssima. Sobre as toalhas acabam recaindo todas as impurezas do ar, outro cuidado importante a ser levado em conta é procurar não guardar a toalha suja ou molhada, pois isto irá aumentar a reprodução dos micro-organismos. Caso você tenha sujado a mesma, é a hora de trocar e lavar.

Cuidados com a pia de louças

Trocar de esponja frequentemente e o pano de secar deve ser uma prática periódica. Eles precisam ser descartados quando a sujeira não puder ser devidamente removida ou ainda antes de começarem a despedaçar. Além do acúmulo de gordura, estes objetos são grande foco de bactérias pois acabam acumulando fragmentos de alimentos. Uma ótima dica é procurar os higienizar sempre com sabão e água quente, e ainda esperar que sequem para guardar os mesmos em um lugar seco e limpo.

Cuidados que devem ser mantidos no banheiro

Anúncios

Para o caso das toalhas de banho ou de rosto, estas sofrem com duas situações pontuais, quando estão secas acabam acumulando poeira e se ficarem úmidas por muito tempo, podem acumular bactérias e também fungos.

Como a toalha de rosto é utilizada por muitas pessoas se torna um meio de transmissão dos microorganismos. Por este motivo, em casa, uma boa dica de especialistas é procurar trocar as toalhas sempre que estas se encontrarem sujas, ou que impossibilitem a sua limpeza correta. Mesmo que estejam secas, procure deixar as mesmas estendidas e não jogadas no quarto ou mesmo no banheiro para não acumular ácaros.

Cuidado com objetos na sala

Os tapetes e carpetes podem ser uma grande ameaça para a saúde, em especial para o sistema respiratório. É fato que dependendo do material que for utilizado na confecção, o próprio tecido poderá gerar alergias ao soltar os fiapos minúsculos no ambiente. O que provoca reações alérgicas são normalmente elementos que se depositam nele, como a poeira, os ácaros e pelos de animais. As utilizações de produtos adequados duas vezes por semana, além de limpeza diária, poderão garantir locais limpos e sem riscos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.