Dicas para manter a casa sempre organizada

Se você estiver com os armários caóticos, fios expostos. Veja algumas dicas para que você possa manter a sua casa sempre em ordem.

Publicado em 16/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitas coisas você poderá fazer para arrumar a casa, mas estas coisas podem acabar tornando a sua casa ainda mais bagunçada. Apesar disto, fique tranquilo, estes são alguns erros que todos podemos cometer sem perceber.

Para evitar estes erros é importante que se compreenda a boa diferença entre organizar e arrumar. Confira estes e outros erros de organização e aprenda a os solucionar, prevenindo desta forma a bagunça, para a sua casa ficar bonita e em ordem por muito mais tempo.

Dicas para manter a casa sempre organizada

Confundir a organização com a arrumação

O ato de arrumar e organizar são coisas um tanto diferentes, é claro que as duas coisas tem como objetivo final tornar o ambiente bonito e agradável. A grande diferença está em que a arrumação ocorre de forma temporária, e é puramente estética, a organização por sua vez, é algo racional, personalizada e principalmente permanente. Não é apenas para ficar bonito, é necessário que tudo o que você está arrumando se torne funcional e prático.

Não contar com uma boa forma de organização

Anúncios

Para organizar as coisas de forma correta é necessário que se tenha uma lógica. De nada adianta sair catando pela casa e jogando lixo fora e limpando as coisas de forma aleatória, sem um método para a arrumação a sua casa irá ficar bagunçada novamente, e pior, muito rápido.

Antes de se abrir os armários, e começar a tirar os objetos, é importante parar para pensar corretamente no que será feito. Quem utiliza o espaço, qual a sua função, porque ele está tão desorganizado, e se realmente precisa de tudo isto. De acordo com especialistas, a mágica da arrumação está em manter em casa apenas os objetos que lhe tragam alegria, assim que eles forem escolhidos, basta determinar um lugar certo de cada um e sempre deixar lá. Após realizar a organização, esta funcionará apenas com manutenção, e não precisará de grandes arrumações mensais. O truque economiza muito seu tempo, tanto a curto como em longo prazo.

Cuidados com a despensa

Anúncios

Na despensa por exemplo, é interessante investir cuidado nos alimentos pouco utilizados, como sacos extras de farinha, o arroz e o açúcar, estes que deverão ficar em prateleiras mais altas. Já nos nichos, é interessante organizar itens por tamanho, prezando assim a visibilidade, onde os maiores deverão ficar atrás. Os menores deverão ficar á frente, e tudo o que é utilizado com frequência deverá ficar no meio ao alcance das mãos. Dentro dos armários, procure utilizar suportes para elevar os itens e cestinhas para organizar conjuntos de temperos.

Mudar o lugar dos objetos pode ser algo benéfico

Ás vezes a modificação de lugar de coisas é interessante, e pode inclusive ser uma consequência dos desapegos, as doações, ou mesmo compras de coisas novas. Caso este não seja o caso, procure não fazer isso, tudo na casa precisa contar com um espaço fixo.

Cartas por exemplo, precisam contar com sua própria caixa ou mesmo gaveta, sem ficar passeando por exemplo, pela mesa de centro, o braço do sofá e todas as partes da escrivaninha também. Procure ter espaços extras para velas, outros para ferramentas e produtos de papelaria. Na situação de os guardar em caixas, é a hora de colocar as etiquetas em todas.

Sempre que um objeto tiver um lugar específico para estar e um motivo, não há porque haver bagunça, depois de utilizar, procure lembrar-se de colocar tudo no lugar correto.

Evite também colocar muitos enfeites e objetos em pontos focais da casa. Não abuse de decorações, estabeleça um limite de itens em cada local, menos fotos por exemplo, valorizam as imagens que serão exibidas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.