Dicas para organizar sua sapateira

Bastante interessantes, versáteis e funcionais, as sapateiras possuem o poder de dar uma cara nova ao cômodo. Apesar disto, será que você sabe como a deixar bonita e organizada?

Publicado em 03/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O ato de deixar os sapatos sempre bem organizados poderá ser uma difícil missão até para quem possui uma sapateira no quarto. As sapateiras são bastante recomendadas por organizadores profissionais para separar calçados de roupas do dia a dia, sem apontar ainda que é muito mais bonito e prático ter este espaço e um móvel do que simplesmente ter sapatos jogados por todos os cantos da casa.

As sapateiras podem ser bastante versáteis e funcionais, criadas em diversas peças, podendo ser desde um simples organizador de guarda roupas, até prateleiras, nichos e soluções de marcenaria planejada. Os móveis podem também ser utilizados por quem possui um quarto pequeno, afinal de contas, até mesmo em uma área livre debaixo da cama, é possível se adaptar para receber esta peça.

Caso o espaço disponível para você utilizar não seja um problema, aproveite e crie um canto perfeito para abrigar seus calçados conforme a decoração que mais lhe agradar. Não esqueça de deixar sempre tudo em ordem, ou você irá tropeçar em algum calçado perdido pelo quarto, e irá esbravejar por isso.

Dicas para organizar sua sapateira

Procure determinar alguns limites

Anúncios

Comece olhando para o seu quarto, e analise quanto espaço livre existe nele. É possível contar com uma área que comporte 30 pares, e este será seu limite, a análise deverá ser fundamental para evitar que as peças fiquem de fora do lugar da organização e ainda contribua para a bagunça visual do espaço e do ambiente. Sabemos bem que você não irá querer nada disso não é mesmo?

Procure desapegar de objetos que não usa

Assim que seu limite for estabelecido, é a hora de abrir mão de algumas coisas para não o ultrapassar. Essa é uma boa hora para se doar as sandálias que você nem mesmo lembrava que tinha, e ainda aquele salto que sempre te machuca também. Por este motivo desapegue dessas peças que certamente alguém irá utilizar.

Organize muito os espaços

Anúncios

Assim que os passos de organização dos pares que ficam ou serão doados estiverem estabelecidos, é a hora de os organizar nos lugares corretos. A partir disto, os chinelos e sandálias poderão ser armazenados em caixa externa á sapateira, os saltos por sua vez deverão ocupar alguma das prateleiras ou mesmo da sapateira. Tenha o cuidado e atenção para a posição que você irá os guardar para evitar que o solado de uma peça que estiver sujo, suje outra peça.

Mantenha tudo bem arrumado

Antes de realizar o processo de guardar calçados, é a hora de remover a sujeira que estiver visível por fora. Se o sapato for de camurça, ou mesmo de couro, uma prática interessante é procurar o hidratar com produtos que sejam específicos para depois os guardar. Crie o hábito de sempre manter as peças no seu devido lugar, e desta forma, nada irá sair do seu controle, e ainda será muito mais fácil deixar sua sapateira organizada, interessante e bonita.

Outras dicas práticas também são interessantes, por exemplo, para guardar botas, é possível utilizar cabides com prendedores, e se o material do calçado for delicado, procure colocar um pedaço de feltro na parte do prendedor para que não marque o tecido de sua bota. A ideia está em se utilizar da instalação de prateleiras na parede, e posteriormente organizar calçados conforme orientações que você tenha interesse em seguir.

Ter um espaço para cada um dos pares é importante, e por isso a solução para o problema poderá ser colocar os itens em caixas de acrílico, que deixam os modelos bastante visíveis e principalmente fáceis de serem encontrados.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.