Como ajudar os filhos a fazerem novos amigos?

Confira dicas para os pais que querem ajudar os pequenos a criarem novos laços.

Publicado em 11/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As amizades são muito importantes para qualquer ser humano, mas acaba sendo ainda mais importante para as crianças e os jovens adolescentes. Afinal de contas, é neste momento que estas jovens pessoas estão aprendendo como criar lações que serão considerados fundamentais para o resto da sua vida.

Como ajudar os filhos a fazerem novos amigos?

Algumas crianças acabam tendo uma maior facilidade para conseguir ter este primeiro contato com outras crianças, o que normalmente nesta idade já acaba sendo suficiente para iniciar uma amizade, por mais que elas nem sempre tenham uma longa duração. Mas em muitos casos as crianças podem ter uma dificuldade inicial, por conta da timidez, que é uma característica de personalidade.

Muitos pais acabam se preocupando nestes casos, mas a interferência nem sempre pode ser vista como algo positivo, já que os filhos nem sempre estarão sempre perto dos pais para que eles façam este processo de intermediação. Mas em alguns casos os adultos podem acabar ajudando a criar um ambiente mais favorável para que as amizades floresçam.

Anúncios

Confira algumas dicas para os pais que desejam ajudar os filhos a fazer novos amigos:

Trabalhe no suporte emocional

Antes de mais nada, os pais devem acabar intervindo como uma forma de suporte emocional para os seus filhos. E isso significa que, em nenhum momento, os pais ou adultos devem assumir o papel de protagonismo nestas relações, mas realmente como alguém que fornece um apoio.

Anúncios

Uma forma de oferecer suporte emocional é realmente aprender a escutar os problemas dos filhos, evitando o julgamento que geralmente acontece quando um adulto está conversado com uma criança.

Incentive, mas não force

Outra coisa que muitos pais acabam fazendo, em determinados casos realmente pensando que está ajudando os filhos, é criar situações nas quais eles forçam a interação entre as crianças. Mas isso pode acabar tendo o resultado exatamente oposto do que o esperado, especialmente quando as crianças ainda são muito tímidas e se sentem constrangidas.

A dica é sempre incentivar, mas nunca forçar. Os pais devem acabar criando as oportunidades que vão fazer com que os pequenos tenham este relacionamento com outras crianças e consiga fazer novos amigos. Isso pode ser feito das mais variadas formas, como quando os adultos visitam mais frequentemente amigos e familiares que tenham crianças da mesma faixa etária.

Convide outras crianças para frequentar sua casa

Os pais também devem criar uma rotina que permita com outras crianças acabem frequentando a sua casa. Essa técnica inclusive acaba se tornando muito mais eficiente para as crianças que possuem um grande grau de timidez. Neste caso, os pequenos podem acabar se sentindo muito mais confiantes para iniciar um relacionamento com as outras crianças.

Lembrando que, nestes casos, os pais devem acabar tendo uma responsabilidade nesta visita, fazendo com que as crianças convidadas realmente se sintam confortáveis, até mesmo em casos nos quais as crianças tímidas não acabem aceitando muito bem estes eventos, o que não é incomum nestes casos.

Conte histórias sobre amizades

Uma forma de ajudar os pequenos a evoluir e aprender é apelar para o mundo da imaginação. Isso geralmente acaba se tornando bastante efetivo para os pequenos nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano, tanto para criação de personalidade como de formação educacional propriamente dito.

Por isso, pode ser interessante que os pais acabem focando mais nas histórias que apresentem laços de amizade, das mais variadas formas. Além das histórias ficcionais, os pais também podem aproveitar os momentos de proximidade com os filhos para contar histórias sobre suas próprias vidas e que também tenham este teor de amizade. Desta forma, os pequenos poderão ser incentivados e até mesmo aprender formas de como iniciar estas amizades.

Incentive com exemplos

Exemplos realmente são muito poderosos na criação das crianças. E os pequenos conseguem perceber o que os pais fazem desde os primeiros meses de vida e seguem acompanhando e tomando as atitudes como exemplos. Portanto, os pais que possuem uma rotina de convivência com amigos podem acabar incentivando os filhos a seguirem pelo mesmo caminho.

Também é importante que os adultos demonstrem sentimentos que acabam sendo importantes em qualquer amizade, como empatia, escuta ativa, gratidão e compaixão.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.