Por que os relacionamentos terminam? Conheça os motivos mais comuns

Especialistas em psicologia focada em relacionamentos acabam indicando os motivos mais comuns que levam ao fim de um relacionamento.

Publicado em 07/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A grande maioria dos relacionamentos chegam ao fim. Este é um fato. Até o momento no qual as pessoas acabam conseguindo encontrar uma pessoa que vai ficar com ela até o final da sua vida, muitos passam por rompimentos. E essa acaba sendo a rotina de diversas pessoas, que acabam tendo muitas dificuldades para conseguir manter um relacionamento por um tempo mais duradouro.

Por que os relacionamentos terminam? Conheça os motivos mais comuns

Hoje em dia, os términos de relacionamentos, assim como outros aspectos do que antes era considerado como parte da vida privada das pessoas, se tornaram mais públicos, em virtude da forma como as redes sociais acabaram mudando a vida de todo mundo. Todo mundo passou a acompanhar de perto a vida de todo mundo, especialmente quando falamos de pessoas que acabam ganhando algum tipo de notoriedade.

Existem até mesmo a quebra de expectativas e de uma realidade que muitas pessoas acabam criando em seu imaginário, com as pessoas vendo términos de relacionamentos que antes eram vistos como exemplo de casais que ficariam juntos até o fim. E isso acaba gerando uma série de questionamentos.

Por que os relacionamentos terminam?

Anúncios

Tirando os motivos práticos que podem acabar levando ao final de um determinado relacionamento, existem questões que devem ser avaliadas de uma forma mais distante, tentando pensar no cenário macro. Muitos especialistas afirmam que, para entender o término de um relacionamento, é muito importante olhar para trás e entender como ele começou.

O que pode acontecer entre os desejos iniciais aos desencontros subsequentes? Quando vocês se conheceram, qual foi o acordo implícito entre vocês? Qual era o contrato não dito entre ambos? Estas são apenas algumas das perguntas mais importantes que precisam ser feitas para que seja possível entender melhor o que faz com que um determinado relacionamento chegue ao fim.

Anúncios

De uma forma geral, quando a situação acaba sendo analisada de uma forma mais fria, o que nem sempre é possível para os que estão diretamente envolvidos emocionalmente, é possível identificar algumas dinâmicas que simplesmente deixam de funcionar entre o casal.

Os especialistas em relacionamentos também indicam alguns dos principais motivos que podem acabar fazendo com que um relacionamento termine:

Falta de comprometimento

Existe, em muitos casos, uma quebra de expectativa criada a partir do momento que uma das partes assume um relacionamento que possa ser considerado como oficial. E não estamos falando de um comprometimento legal, como um casamento, mas sim um comprometimento que é feito entre ambas as partes.

Quando as pessoas não estão, de fato, preparadas para seguir com esta rotina, o comprometimento deixa de existir. Em muitos casos também existe uma redução neste comprometimento sem que as pessoas de fato percebam, por isso é sempre importante tomar cuidado para que isso não aconteça.

Falta de uma comunicação efetiva

Este é um dos principais problemas que as pessoas enfrentam nos relacionamentos de uma forma geral, especialmente nos amorosos. Em muitos casos as pessoas perdem a capacidade de conversar com seus parceiros, e isso faz com que os problemas se acumulem.

Para um relacionamento saudável, é muito importante adotar o que é chamado de comunicação eficaz e não violenta. E isso faz com que as pessoas também não consigam mais expressar seus sentimentos, algo fundamental para conseguir conviver com alguém de uma forma tão próxima.

Perda da intimidade sexual

O sexo acaba tendo um papel muito importante na manutenção do relacionamento. Deixar isso de lado pode acabar se tornando uma das receitas para o fim. Mas vale ressaltar que intimidade sexual e o ato em si são coisas completamente diferentes, e acaba sendo extremamente possível manter um relacionamento na ausência do sexo em si.

Mas estas questões devem ser conversadas e acordadas, até mesmo para entender como ambos os lados se sentem em relação a este aspecto. Por isso que a comunicação acaba sendo tão importante, juntamente como outros aspectos, como a conexão emocional, a compatibilidade, o comprometimento e o respeito.

Infidelidade

As traições ainda seguem sendo consideradas como uma das principais causas do fim dos relacionamentos. Mas, mais uma vez, essa é uma questão que deve ser encarada como consequência, e não como a causa em si. A traição sempre tem uma causa, e a pessoa traída nem sempre está disposta a encarar os reais motivos. Já a pessoa que trai acaba, basicamente, perdendo o comprometimento com o trato feito no começo do relacionamento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.