Entenda os tratamentos para diferentes graus de acne

Confira algumas características de cada situação de acne, e alternativas de tratamentos.

Publicado em 01/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As acnes ou espinhas são classificadas conforme médicos em até quatro graus para identificar a gravidade deste quadro e ainda fazer as melhores escolhas de tratamento. Quando os dermatologistas recebem um paciente com acne, de forma imediata ele já está classificando o seu tipo clínico. Para que se entenda melhor um pouco sobre isso, conheça um pouco mais dos quadros clínicos de acne em cada grau e seu respectivo tratamento.

Entenda os tratamentos para diferentes graus de acne

As acnes de primeiro grau

Neste grau o paciente conta com sinais bastante leves de acne. De forma básica, a sua pele, em geral é mais oleosa e apresenta cravos, ou mesmo comedões que poderão estar abertos ou fechados e isto depende de alguns fatores.

Muitos comedões poderão evoluir para uma inflamação e os que estiverem abertos poderão apresentar um ponto preto no orifício que representa por completo os detritos de pele e glândula de gordura que poderá sofrer a influência das bactérias locais.

Qual o melhor tratamento de acne de primeiro grau?

Anúncios

Na situação de acnes de primeiro grau, o paciente pode receber tratamento por dermatologistas que envolvem sabonetes, esfoliantes específicos, e se a quantidade de cravos for grande, os cremes, o que de forma geral são compostos de ácidos leves a ácidos moderadamente fortes.

Componentes de sabonetes e também esfoliantes poderão ser o ácido salicílico, o enxofre, o peróxido de benzoíla entre outros. Diversos cremes prescritos nessa fase poderão ser constituídos de ácido salicílico, ou derivados de retinaldeídos.

Anúncios

Em algumas situações são indicados outros tipos de tratamentos, como por exemplo:

Peelings, com sessões de aplicação de ácido mais forte pelo dermatologista, ou ainda um processo de abrasão suave da pele, com aparelhos mais simples, que poderão limpar os comedões ou as próprias espinhas que estiverem inflamadas.

As acnes de grau 2, qual o melhor tratamento a se utilizar?

Para esta situação, a utilização de sabonetes e esfoliantes fazem parte do tratamento, apesar disto, os cremes precisam ser mais fortes, e em diversas situações, estes precisam contar com antibióticos. Nesta situação, caso o médico considere interessante, poderá ser solicitado ao paciente, um medicamento consumido via oral.

Estes são medicamentos que poderão ser antibióticos específicos, ou ainda poderão ser considerados em prescrição de isotretinoína, principalmente nas situações onde existe a formação de pequenas cicatrizes que são difíceis de serem tratadas no futuro.

O problema maior que ocorre a partir da acne de grau 2 são as cicatrizes, e as alterações de cores da pele, decorrentes do processo inflamatório. A grande maioria dos dermatologistas apontam que a isotretinoína, é a primeira indicação para o tratamento que deve ser realizada, evitando assim essas sequelas que são difíceis de serem tratadas.

Para a acne de grau 3, quais as melhores indicações?

Além dos componentes terapêuticos apontados no grau 2, os antibióticos devem ser prescritos com uma maior frequência nesta situação, levando em conta também a possibilidade da utilização de anticoncepcional específico para as meninas, e se o quadro for relacionado ao ciclo menstrual um cuidado maior deve ser levado em conta.

O medicamento de isotretinoína é bastante indicado, apesar disto, este medicamento acaba contando com alguns efeitos colaterais, sendo assim o mais grave seu efeito teratogênico, ou seja, o fato de gerar deformidades muito sérias em fetos, como a ausência ou alterações de membros, entre outras situações.

Todos os tratamentos precisam ser apresentados bem como discutidos com o paciente já que a maioria apenas controla a acne, e se não houver um controle contínuo com o dermatologista, os resultados podem ocorrer de forma decepcionante para o paciente.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.