Prós e contras da utilização de vinagre nas unhas

Entenda quando o truque poderá dar resultados e se ajuda a fixar mais os esmaltes.

Publicado em 28/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Esta é a dica da vez, a utilização de vinagre nas unhas antes de aplicar o esmalte é o verdadeiro burburinho em diversos portais, sites, blogs, etc da internet. Mas apesar disto, a utilização desta substância realmente é algo que funciona?

Os cabelos e unhas contam com uma estrutura muito parecida entre si, já que são formados pela mesma proteína especial, a chamada queratina dura. Nos cabelos por sua vez, o ácido acético, junto ao ácido málico, que são substâncias químicas presentes no vinagre de maçã, possuem uma função de fechar as cutículas dos cabelos. Os cabelos que estiverem danificados ficam alcalinos, e o vinagre ainda consegue equilibrar e ajuda a fixar cremes de tratamentos nos fios. Na diminuição do Ph, as cutículas dos fios acabam fechando e temos um aspecto brilhoso dos fios, com a diminuição do frizz.

As unhas por sua vez, contam com alguns tipos de tratamentos que são baseados em ácido acético, e que visam por sua vez, regularizar a superfície das lâminas, bem como através do equilíbrio do Ph. Muitas medicações de utilização tópica, entre elas os géis, esmaltes de tratamento, entre outras coisas, contém este tipo de substância em sua formulação.

Prós e contras da utilização de vinagre nas unhas

Os benefícios para a saúde do Vinagre de vinho

Anúncios

Temos o vinagre de vinho, como um componente de altas concentrações de ácido acético e substâncias consideradas antioxidantes. Além de tudo isto, é possível contar com uma ação antifúngica e conta com a capacidade de prevenir micoses, mas isto não é o suficiente para que se possa tratar uma micose que já está instalada no organismo.

Por toda a sua capacidade de regularização da superfície das unhas, ele poderia ser bastante útil para a fixação do esmalte, já que as irregularidades de diversas causas são um fator importante para que o esmalte acabe perdendo a sua adesão as unhas.

Anúncios

Outra informação é que os géis de tratamento acabam sendo duas vezes mais concentrados em ácido acético do que o vinagre de vinho tinto. Com isto o gel penetra muito mais na placa do que um produto aquoso. Para algumas pessoas, o vinagre muitas vezes não é capaz de surtir o efeito esperado, mas que está aí a explicação do que origina os posts de vinagre utilizado nas unhas.

Há contraindicações para a utilização de vinagres nas unhas?

São muitas as contraindicações e se você apresentar inflamações de pele ao redor da base das unhas, ou suas cutículas pararem de nascer ou se você estiver com algum tipo de alteração nas unhas procure não fazer isto.

Como é um tipo de ácido, mesmo que leve, os vinagres podem piorar os quadros, levando assim a uma doença que chamamos de paroníquia crônica. Em contrapartida, para as pessoas que mexem muito com a água, ou ainda cozinham o dia inteiro, devem manter as cutículas e evitar qualquer tipo de dano para elas, mesmo que venha a ser com o vinagre.

Se você tem interesse em fazer testes com esta dica de internet, é importante evitar passar sobre as cutículas e para caso você acabe sentindo que a pele ficou irritada. É interessante se lembrar que as unhas quebradiças não possuem uma capacidade de segurar o esmalte por muito tempo, e podem inclusive ser um sinal de que existe algo de errado com o seu organismo. Caso você visualize que está com problemas frequente nas unhas, é interessante procurar por um profissional especialista na área de dermatologia, evitando assim as dicas caseiras que servem apenas para utilização de pessoas saudáveis, e quem estiver com problemas que possam ser amenizáveis no organismo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.