Gosta de chapéu? Saiba como usar chapéu masculino

Conheça alguns modelos e dicas para utilizar os melhores chapéus.

Publicado em 17/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os modelos de chapéus masculinos ainda são pouco explorados pelos homens brasileiros. O item é bastante famoso no mundo, e foi criado há mais de 3 mil anos atrás com a finalidade de proteção contra condições climáticas diversas, entre elas calor tórrido, o vento e nevasca, entre outras situações.

Em contrapartida, o chapéu masculino sempre foi um sinal de grande elegância ganhando inclusive uma intensiva popularidade a partir da metade do século XX, onde passou de ser um objeto funcional, se tornando um objeto bastante visual. No começo do século XX os chapéus masculinos eram obrigatórios para todos os homens, e utilizar este tipo de acessório era o mesmo que o homem tivesse status social e estilo, era praticamente impossível ver homens sem chapéus.

Atualmente os modelos são encontrados em muitas cores, materiais e estilos, sendo perfeito para se utilizar em diversas ocasiões.

Os modelos de chapéus Fedora

Como usar o chapéu fedora

Anúncios

O Chapéu Fedora, que recebeu este nome por conta da atriz Sarah Bernhard que o chamou assim na peça Fédora, ao final do século 19, este é um modelo que acabou caindo nas graças da realeza britânica desde o começo do século 20 antes de fazer parte do visual de ícones de arte americana, entre os artistas que se utilizavam do modelo podemos citar Humphrey Bogart, Frank Sinatra e nada mais nada menos que Michael Jackson.

Para utilizar o modelo é bastante simples, ele combina com situações informais mais variadas, e fica bem até mesmo com shorts e camisetas coloridas.

O chapéu Trilby

Como usar o chapéu Trilby

Anúncios

O modelo é um tipo de variação do chapéu fedora, que acabou criando uma identidade diversificada a ponto de concorrer inclusive diretamente com o modelo que foi inspirado. Um dos seus pontos mais fortes é a versatilidade, que facilita a utilização nas mais diversas situações, o modelo possui ponto forte como a versatilidade, que permite a sua utilização em diversas situações.

Para utilizar este modelo, ele combina de forma perfeita em situações informais dos mais variados tipos, ficando bem também com diversos modelos de shorts e camisetas.

O chapéu Pork Pie

Como usar o chapéu Pork Pie

Este é um nome interessante e ao mesmo tempo curioso que surgiu de diversas semelhanças com as chamadas pork pies, que são tradicionais tortas inglesas com recheio de carne de porco. Nos seus mais de 200 anos de história, acabou caindo nas graças de diversos artistas significativos, o maior destaque foi para os músicos de jazz, e acabou se tornando um sinônimo de originalidade para quem o utiliza.

Para utilizar o modelo, este fica perfeito para investir em programas culturais, entre eles festivais de música e peças teatrais. Procure combinar o visual com blazers, calças chino de cores claras e também sapatos que podem ser sociais ou não.

A cartola

Como usar o chapéu Cartola

A cartola foi parte da história, onde um homem gerou um grande alvoroço e assustou a população de Londres no ano de 1797, onde utilizou um chapéu alto e lustroso nas ruas. Este foi um episódio que rendeu para John Hetherington, um tempo de prisão e o crédito do criador e inventor da cartola. Antes deste modelo, este tipo de chapéu era utilizado por aristocratas e personalidades inglesas.

Para utilizar o modelo, estes combinam de forma perfeita em situações formais, entre elas casamentos, já que ficam perfeitos com fraque ou mesmo casacas.

Chapéu Coco

Perfeito para utilizar em diversas ocasiões, surgiu no século 19 substituindo as cartolas que por seu tamanho não eram práticas, este é um dos chapéus mais versáteis que poderão tanto gerar um visual formal com blazer ou ternos, como também um visual mais despojado, com camisetas estampadas, e até mesmo calças jeans e tênis combinando.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.