5 dicas práticas para economizar dinheiro na sua próxima viagem

Confira atitudes práticas que vão ajudar a poupar dinheiro.

Publicado em 16/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Viajar está na lista de objetivos de grande parte das pessoas. Essa acaba sendo a oportunidade de sair um pouca da rotina, que pode acabar se tornando muito cansativa para grande parte dos adultos. Além disso, também acaba sendo a oportunidade de conhecer coisas novas, entender culturas diversas e expandir a visão de mundo de uma forma geral.

5 dicas práticas para economizar dinheiro na sua próxima viagem

Mas o grande impeditivo que faz com que as pessoas não consigam viajar tanto quanto elas gostariam é o dinheiro. Infelizmente viajar não é algo que possa ser considerado como barato, e muitos compromissos, como o próprio trabalho, acaba impedindo que as pessoas consigam viajar por um maior período de tempo ou mesmo consigam ter uma maior flexibilidade para escolher períodos que sejam mais baratos.

Confira algumas dicas para conseguir viajar mesmo com um orçamento mais curto e com foco na economia de dinheiro:

Monitore os preços das passagens

Anúncios

Um dos custos mais impactantes do orçamento de uma viagem sempre é o das passagens aéreas. Além de ser um dos elementos mais caros, o problema é que é um mercado que pode acabar se tornando um pouco imprevisível para quem não acompanha de perto. Os preços podem ter grandes variações, e isso faz com que um planejamento mais completo possa ser difícil.

Por isso que um monitoramento das passagens de uma forma mais ativa é muito importante. Ela poderá passar para o turista uma média dos preços que podem ser encontrados para um determinado destino. Além disso, para as pessoas que possuem algum tipo de flexibilidade é possível monitorar e comprar as passagens em momentos de baixa temporada.

Pesquise sobre a moeda do local e confira alternativas mais baratas de câmbio

Anúncios

Caso a viagem que esteja sendo planejada for internacional, será preciso ficar atento ao câmbio. Neste caso, é muito importante fazer uma boa pesquisa sobre a moeda local e a atual taxa de conversão para o Real. Uma outra dica importante é sempre verificar quais são as formas mais baratas de fazer a conversão.

Em determinados países, por exemplo, pode ser mais interessante fazer a compra da moeda localmente. Em outros, pode ser mais interessante deixar para fazer a troca no local. Também é importante ficar de olho nas taxas que são cobradas no câmbio feito através de cartões de crédito, por exemplo.

Tire férias na baixa temporada

Caso as pessoas trabalhem em um local que permita com que elas escolham o período que ela vai ganhar férias, ou pelo menos indique os períodos de preferência, a dica é sempre optar pela baixa temporada para que a viagem seja possível. Na Europa, por exemplo, os meses de fevereiro a abril são conhecidos como a baixa temporada, já que englobam dias mais frios e curtos.

Já nos Estados Unidos, os períodos de baixa temporada costumam variar bastante de estado para estado. Mas conseguindo fugir dos meses tradicionais de férias escolares, que acontecem de junho a agosto, e também dos meses de dezembro e janeiro, normalmente os preços serão mais interessantes.

Se programe para passar mais tempo

Mais uma dica que vale especialmente para as viagens internacionais ou, no caso do Brasil, para os estados mais distantes, uma vez que vivemos em um pais de dimensões continentais. Acaba sendo mais interessante se programar para passar mais tempo no local do que acabar optando por fazer diferentes viagens durante um determinado espaço de tempo.

Em determinados casos, também pode ser interessante aproveitar os preços das passagens para conhecer locais próximos ao destino.

Use programas de fidelidade, milhas e cashback

Hoje em dia existem diversos tipos de programas de vantagens que são oferecidos pelas mais variadas empresas, incluindo cartões de crédito, contas digitais, seguros e outros. Estas podem acabar se tornando ferramentas importantes para tornar uma viagem muito mais barata.

Por exemplo, concentrar os gastos em um determinado cartão de crédito que ofereça pontos que podem ser convertidos em milhas pode ser uma alternativa interessante para conseguir passagens com descontos e, em alguns casos, até mesmo passagens completamente gratuitas para determinados trechos.

Também existem programas de descontos que oferecem vantagens para os clientes que utilizam determinados serviços, como hospedagem em alguma rede de hotéis parceira, aluguel de veículos em locadoras específicas, dentre outros. Tudo isso deve ser pesquisado com uma certa antecedência para que os turistas não percam oportunidades.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.