7 opções de parques nacionais para turistas que amam a natureza

Confira alguns dos melhores locais de preservação ambiental abertos para visitação no país.

Publicado em 01/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O contato mais próximo com a natureza acaba sendo o objetivo de muitos turistas quando eles conseguem tirar uns dias para descansar, seja nas férias ou para aproveitar apenas alguns dias de feriado. E os parques nacionais acabam se tornando excelentes opções para quem realmente quer ter um contato mais distante de todo o conforto e as facilidades da vida nas cidades.

7 opções de parques nacionais para turistas que amam a natureza

Confia alguns dos melhores parques nacionais abertos pelo Brasil:

Parque Nacional de Anavilhanas

O local está situado no estado do Amazonas, próximo da capital Manaus, sendo administrado pelo ICMBio. O local, como um todo, abrange um espaço que conta com cerca de 400 ilhas, sendo considerado como um dos maiores de todo o planeta. Neste espaço, as pessoas terão algumas experiencias diferentes.

Anúncios

Os turistas possuem a chance de nadar com os botos, por exemplo. Além disso, existem diversas praias de rio que podem ser aproveitadas para o banho e que se formam durante o período de secas. Outros atrativos são as trilhas aquáticas que podem ser feitas pelo Igapó.

Parque Nacional do Monte Roraima

Localizado no extremo Norte do país, na cidade de Pacaraima. Uma das principais atrações que podem ser encontradas dentro deste parque é o Monte Roraima, que é considerado como uma das formações rochosas mais antigas do planeta e que possui um formato muito específico, de platô.

Anúncios

O parque em si conta com uma grande diversidade tanto de flora quanto de fauna. Também existem neste espaço cachoeiras que parecem que vem do céu, como o Salto Angel que possui 979m de altura.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Um dos mais famosos e conhecidos do país justamente por contar com os lençóis como principais atrativos. O local realmente impressiona pelo seu visual, com dunas que parecem simplesmente não ter fim e pelos lagos que se formam através das chuvas que caem no local e que formam caminhos incríveis.

No local, a dica é não deixar de aproveitar o passeio de jipe que pode ser feito pelas dunas e que levam as pessoas a locais como a Lagoa Azul e a lagoa Bonita, que precisam ser conhecidas.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Outro local que dispensa apresentações para os brasileiros, e que se tornou reconhecido internacionalmente como um dos locais mais bonitos do planeta. Ele é considerado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Portanto, todo o trabalho de preservação do espaço acaba sendo levado muito a sério, inclusive com todo o controle da entrada de pessoas e das atividades feitas no local.

Para chegar, é possível somente de avião, saindo de Natal ou de Recife, ou então de barco. No Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha as praias são as grandes estrelas. Você pode mergulhar com golfinhos, tartarugas e várias outras espécies de peixes e corais, que formam uma verdadeira floresta submersa de beleza sem igual.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Já no centro-oeste do áís temos este parque, que também ganhou status de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Os visitantes possuem a oportunidade de conferir de perto algumas das paisagens mais bonitas e emblemáticas do cerrado e do pantanal brasileiro.

Ele fica a cerca de 260 km de Brasília. Oferece uma estrutura interessante, incluindo diversas trilhas que passam por cachoeiras. Uma das mais famosas é a Trilha da Cachoeira do Garimpão, que possui 10 km de extensão.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Este parque mineiro foi criado com o principal objetivo de proteger a nascente do Rio São Francisco. Ele conta, em termos de estrutura, mais de 71 mil hectares de terra e muitas paisagens incríveis. Mas não é dos mais amigáveis para ser explorado, exigindo a presença de guias experientes.

O local é caracterizado pela presença de grandes paredões de rocha que emolduram cachoeiras. Alguma das principais atrações do parque são o Retiro das Pedras, a Cachoeira dos Rolinhos, o cânion do Rio São Francisco e a parte alta da Cachoeira Casta D’Anta (com 186m de queda d’água).

Parque Nacional do Iguaçu

No sul do Brasil temos outro parque que dispensa apresentações. No estado do Paraná, na fronteira com a Argentina, está este parque, que possui como principal atrativo as incríveis Cataratas. Para garantir uma visão impressionante, a dica é visitar no mês de outubro, quando geralmente o volume de água é mais intenso.

Além disso, o parque também conta com alguns outros atrativos, como a Trilha do Poço Preto que entra pelo parque adentro refazendo o caminho que os índios faziam.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.