7 filmes adaptados dos livros de Nicholas Sparks

Autor soe tornou um dos maiores romancistas norte-americanos da atualidade.

Publicado em 08/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nicholas Sparks acabou se tornando um dos romancistas mais norte-americanos mais bem sucedidos das últimas décadas. Mesmo que seus livros nem sempre acabem sendo considerados como “obras-primas” e nem acabem ganhando prêmios literários, o apelo junto ao público dos romances é enorme.

7 filmes adaptados dos livros de Nicholas Sparks

Algumas das características que normalmente estão nas histórias do autor também acabam sendo encontradas em novelas de uma forma geral, como grandes tramas nas quis o amor se torne o tema central. Além disso, as histórias do autor normalmente acontecem em pequenas cidades, com as características destas cidades se tornando parte importante da trama.

O autor já possui mais de 20 obras publicadas, sendo que todos os títulos lançados desde que o autor se tornou profissional apareceram listados como best-sellers pelo New York Times. Em relação as vendas, o autor já possui mais de 115 milhões de cópias vendidas no mundo todo, com obras sendo traduzidas para mais de 50 idiomas.

E muitos filmes também já foram feitos baseados nas suas obras. Confira os principais:

Noites de Tormenta (Nights in Rodanthe) (2008)

Filme protagonizado por dois dos grandes nomes do cinema internacional, Richard Gere e Diane Lane. A trama acompanha o encontro deste casal, sendo ambas pessoas mais velhas, e que acabam se apaixonando de forma inesperada em uma paia na Carolina do Norte. Mesmo que este filme acaba trazendo uma história de romance “clichê”, sem grandes surpresas, a química entre os atores acaba fazendo com que o longa tenha o seu charme.

Querido John (Dear John) (2010)

Um dos filmes de maior sucesso comercial entre todos os que foram feitos baseados na obra de Nicholas Sparks, este filme retrata uma história de amor basicamente baseada nas cartas. John Tyree, interpretado pelo ator Channing Tatum, apaixona por Savannah Curtis (Amanda Seyfried). Na época do seu lançamento, o filme acabou causando uma certa polêmica entre os fãs do livro, pois teve um final diferente, bem como a forma como os personagens foram desenvolvidos. Mesmo assim, acabou se tornando marcante dentro do gênero.

A Última Música (The Last Song) (2010)

Esse foi o filme que acabou aproximando Miley Cyrus e Liam Hemsworth, que posteriormente acabariam se casando mas que depois acabaram tendo um desfecho, como casal, não muito feliz. No filme temos a ex-estrela da Disney vivendo a personagem Ronnie Miller, uma adolescente problemática de Nova York enviada para passar o verão com seu distante pai. Além de ser um romance, o filme também conta com algumas performances musicais.

Um Homem de Sorte (The Lucky One) (2012)

Esse acaba sendo um dos filmes que melhor consegue captar e transmitir na tela a ambientação que o autor normalmente passa nas usas obras, com paisagens incríveis na Lousiana. Na história acompanhamos a história de um ex-fuzileiro naval Logan, interpretado pelo ator Zac Efron, que faz uma busca por uma mulher misteriosa que é retratada em uma foto e que ele acredita se tratar do seu amuleto da sorte.

O Melhor de Mim (Safe Haven) (2014)

Mais um romance no qual acompanhamos um casal, Amanda e Dawson, interpretados por Michelle Monaghan e James Marsden. Eles foram amantes quando estavam passando pelo ensino médio, quando ainda eram adolescentes, mas acabam se encontrando anos mais tarde, quando já são adultos. A história acaba sendo um grande retrato de como uma relação consegue evoluir, a partir de uma conexão que pode ser considerada genuinamente como profunda.

Uma Longa Jornada (The Longest Ride) (2015)

O personagem principal desta história é Luke Collins, que no filme é interpretado por Scott Eastwood, filho do renomado diretor Clint Eastwood. Ele é um competidor de montaria em touros que se tornou um grande destaque no esporte. Em sua jornada acaba conhecendo Sophia, que é uma grande apaixonada pela montaria. Além disso temos outro personagem importante na trama, Alan Alda, um homem idoso que enfrenta desafios de saúde, mas que ainda consegue inspirar o casal com suas memórias e com sua sabedoria.

A Escolha (The Choice) (2016)

Nesta história temos um casal que, naquele primeiro encontro, acabam não encontrando nada em comum entre eles, mas depois as coisas mudam. Temos Gabby, interpretada por Teresa Palmer, que se torna vizinha de Travis, personagem de Benjamin Walker, quem ela acha bem irritante no primeiro momento. Mas o filme, que acontece em um formato diferente, dividido em duas partes, mostra o que realmente acontece com este casal.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.