Ouro Preto: confira dicas para viajar e conhecer esta cidade histórica

Local se tornou um dos principais pontos turísticos do estado de Minas Gerais.

Publicado em 21/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O estado de Minas Gerais sempre foi considerado como um dos mais importantes para a história do desenvolvimento do país. Mas ele sempre teve algumas características que tornam ele diferente da maioria das regiões. Em um país com uma das maiores faixas litorâneas do mundo, ele fica mais ao centro do continente, longe dos oceanos. Também está longe de outro ponto importante do continente, que é a Floresta Amazônica.

Ouro Preto: confira dicas para viajar e conhecer esta cidade histórica

Mesmo assim, sua posição sempre foi considerada estratégica justamente por estar no caminho para o deslocamento entre diferentes estados. E a região se desenvolveu praticamente junto com o país, por isso acaba tendo uma grande importância histórica, que acabou, nos dias de hoje, se transformando em interesse turístico, especialmente a cidade de Ouro Preto.

Confira algumas dicas para conseguir tirar o máximo de proveito desta viagem:

Comece pela Praça Tiradentes

Anúncios

Um ponto muito interessante para quem está querendo começar a sua jornada turística pela cidade é iniciar a partir da Praça Tiradentes, que está localizada no Centro Histórico. No local os turistas já podem conhecer alguns dos edifícios históricos mais importantes quem serão encontrados em toda cidade, incluindo o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas /UFOP, o Sesi Ouro Preto, dentre outros.

Conheça as diferentes igrejas

Ouro Preto é um local que conta com uma enorme quantidade de igrejas. E elas devem ser visitadas, mesmo que as pessoas não tenham muito interesse pela região de forma específica mas principalmente pela sua arquitetura e também pela importância que estes espaços acabam tendo para o local. Muitas delas foram projetadas ou desenhadas por nomes como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; Manuel da Costa Ataíde, conhecido como Mestre Ataíde; Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho; e Francisco Xavier de Brito.

Conheça os espaços culturais

Anúncios

Além dos espaços que já foram citados anteriormente e que estão próximos da região da praça Tiradentes, existem alguns outros espaços culturais que devem ser conhecidos pelos turistas, incluindo o Museu do Oratório, o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho, sem esquecer o Museu de Congonhas, na cidade de Congonhas, que fica pertinho. Outro local que também vale muito a pena ser conhecido é a Casa dos Contos, um grande sobrado no estilo barroco que recebe exposições e funciona como um museu, com destaque para a coleção numismática.

Visita as antigas minas de ouro

Outros locais que também acabam valendo muito a pena de serem visitados durante o passeio, e que acaba fazendo parte da história de Ouro Preto como um todo, são as minas de ouro. Afinal de contas, o nome da cidade acaba sendo justamente uma homenagem para esta produção de metal precioso. Algumas das minas mais populares para visitação estão localizadas no Centro Histórico de Ouro Preto, especialmente na região da Rua Chico Rei. Vale conhecer a Mina do Chico Rei, a Mina du Veloso e a Mina de Santa Rita, as três com tour semelhante.

Assista o pôr do sol

São diversos os locais conhecidos como tendo o pôr do sol mais bonito do país, mas o que pode ser conferido de diversos pontos da cidade de Ouro Preto, mesmo que não seja aquele por do sol que as pessoas normalmente estão acostumadas com a estrela desaparecendo no ocean, acaba sendo encantador também. Dentre os locais mais interessantes para acompanhar o final do dia estão o alto da Igreja São Francisco de Paula, a varanda do Museu da UFOP e o Mirante das Lajes (R. Conselheiro Quintiliano).

Percorra as ladeiras ao anoitecer

Outra dica de passeio que não deve deixar de ser feito por quem visita a cidade de Ouro Preto é conhecer de perto as mais variadas ladeiras que fazem parte do cenário da cidade de uma forma geral. Especialmente durante a noite, com estes espaços ficando completamente diferente daqueles que podemos encontrar ao longo do dia, com a iluminação baixa, em tons de amarelo. Esperando o fluxo de turistas cair, o local se torna ainda mais interessante.

Faça compras na feirinha do Largo de Coimbra

Este pode acabar se tornando o local perfeito para fazer algumas comprinhas. O local conta com uma grande quantidade e variedade de artesanatos, sendo oferecidos em barracas que vendem objetos esculpidos em pedra sabão, artesanato típico de Ouro Preto.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.