10 hábitos para ser feliz em qualquer lugar, de acordo com a ciência

Saiba o que a ciência acha sobre essa busca pela felicidade.

Publicado em 11/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A busca pela felicidade é um tema bastante recorrente não apenas quando avaliamos os objetivos individuais de cada pessoa quando também pensamos de forma coletiva, com muitos pesquisadores e cientistas tentando entender, de fato, o que poderia ser considerado como felicidade.

10 hábitos para ser feliz em qualquer lugar, de acordo com a ciência

É algo bastante subjetivo, e por isso realmente acaba sendo muito complicado de ser estudado pela ciência. Mas, recentemente, um estudo foi divulgado pela revista científica Neuroscience News fez uma nova tentativa de tentar elencar os comportamentos e as coisas que as pessoas precisam fazer para exercitar os chamados “músculos da felicidade”.

Confira os 10 hábitos que foram apontados como essências para encontrar este sentimento, seja no ambiente de trabalho ou em qualquer lugar:

1 – Não busque de forma desesperada

Anúncios

Antes de mais nada, as pessoas deveriam parar de buscar a felicidade de forma desesperada justamente para aumentar as chances de alcançar a mesma. Para justificar esta dica, a pesquisa cita o povo finlandês como sendo o mais feliz do mundo, mas a felicidade acaba não aparecendo entre as preocupações principais das pessoas que moram neste local.

2 – Volte-se para si

O estudo indica que a busca pela felicidade pode ser considerada como um trabalho interno. Ou seja, as pessoas devem acabar se dedicando muito mais para o que se passa dentro de si mesmas do que com o exterior na busca pela felicidade. Dentre os hábitos internos que são apontados como importantes para buscar felicidade estariam coisas como gratidão e meditação, que não podem ser postados nas redes sociais, por exemplo.

3 – Pratique a gratidão

Anúncios

Aliás, falando em gratidão, essa acaba sendo realmente uma prática muito importante para a busca da felicidade de uma forma geral. A pesquisa acaba até mesmo quantificando isso, afirmando que pessoas mais gratas conseguem aumentar o seu nível de felicidade em 25%. As pessoas que agradem também são consideradas como mais otimistas em relação ao seu futuro.

4 – Concentre-se no que já foi obtido

Ao invés de se concentrar nas coisas que as pessoas ainda não conseguiram, um dos segredos da felicidade seria justamente se concentrar naquilo que já foi conquistado. Dalai Lama já dizia que a felicidade baseada nas conquistas materiais são “um poço sem fundo”, pois as pessoas sempre vão estar querendo mais.

5 – Tenha um trabalho com sentido

Grande parte do tempo das pessoas acaba tendo que ser dedicado as atividades profissionais. Por isso, acaba sendo muito importante as pessoas tentarem encontrar trabalhos que tragam algum sentido para as suas vidas. E o local de trabalho também parece importar bastante. Estudos indicam que os trabalhadores totalmente remotos relatam um nível de felicidade cerca de 20% maior quando comparado com as pessoas que trabalham sempre dentro de escritórios.

6 – Agradeça aos colegas de trabalhos

A pesquisa também aponta que estudos feitos sobre felicidade no ambiente profissional indicam que equipes em que os colegas agradecem aos outros apresentavam menos estresse no trabalho – indicado por uma melhor resposta cardiovascular – em comparação com times que não expressavam gratidão.

7 – Entenda o conceito de curva “U” de felicidade

Uma ferramenta científica afirma que existe uma curva “U” de felicidade, sendo que ela costuma ser maior até os 18 anos, diminui na meia idade e aumenta à medida em que envelhecemos.

8 – Assuma o controle

Assumir o controle de algo é basicamente parar de culpar apenas fatores externos para justificar a falta da chamada felicidade pessoal no dia a dia. As pessoas que se sentem mais responsáveis pela busca da felicidade, de fato, conseguem se tornar mais felizes, pois isso está relacionado a um controle pessoal e também aumenta a confiança que as pessoas possuem sobre si mesmas.

9 – Tenha autocompaixão

Quando as pessoas conseguem aprender a gostar de si mesmas em primeiro lugar, acima de outras pessoas e também de outras situações, elas conseguem também se tornar mais felizes. Além disso isso aumenta a necessidade e a vontade delas de espalhar este sentimento para outras pessoas.

10 – Pratique a gentileza

Hábitos gentis no dia a dia também ajudam a fazer com que as pessoas tenham um aumento no sentimento de felicidade. Mas ela deve ser genuína, sem que as pessoas esperem algo em troca, caso contrário isso pode se tornar em uma grande decepção.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.