3 limites fundamentais para os relacionamentos entre casais darem certo

Garantir a individualidade e o espaço de cada um é fundamental para um relacionamento saudável.

Publicado em 18/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Ninguém entra em um relacionamento pensando que ele pode chegar ao fim, pelo menos não no começo. Mas essas coisas acontecem, e não existe receita garantida para um relacionamento de sucesso. Afinal de contas, a vida não vem com manual, muito menos para questões relacionadas a amor e romance.

3 limites fundamentais para os relacionamentos entre casais darem certo

Mas, como é uma área de muito interesse para a humanidade e que acaba tendo um grande impacto tanto no individual quanto no coletivo, existem diversos estudos que acabam sendo feitos na busca pela tentativa de encontrar soluções e forma de ajudar as pessoas a criar um caminho que ajude a, pelo menos, aumentar as chances de que as coisas acabem dando certo.

E uma questão que acaba surgindo bastante nas pesquisas feitas, e que geralmente causa uma certa controvérsia quando abordada junto a determinados casais, é a questão dos limites. Existe ainda uma ideia consolidada em muitos casais mais conversadores de que um relacionamento feliz é aquele que as duas pessoas se tornam uma.

Anúncios

Mas nem sempre essa receita acaba dando certo, especialmente em um mundo moderno, no qual existem diversas configurações para os relacionamentos. Impor determinados limites e garantir um espaço específico para cada individualidade pode ser a receita para um relacionamento realmente de sucesso.

Confira 3 limites que, de acordo com a ciência, podem ser considerados saudáveis para manter um relacionamento moderno.

Limitar o tempo de tela

Anúncios

Este é um limite que atende as demandas relativamente novas para os casais, mas que podem acabar se tornando muito impactantes para os relacionamentos de uma forma geral. De acordo com algumas pesquisas feitas recentemente, a quantidade de tempo que as pessoas ficam nas telas dos seus dispositivos eletrônicos podem criar barreiras na comunicação, além de corroer as ligações emocionais.

O problema tende a ser ainda maior quando as pessoas estão fisicamente juntas mas com suas mentes completamente distantes, dando atenção para os conteúdos que aparecem nas suas telas. Ou seja, mesmo que, neste momento, cada um esteja exercendo o seu direito de entrar no seu próprio mundo, mesmo que seja de forma virtual, o excesso vai provocando o distanciamento emocional do casal.

O ideal não é uma proibição e nem um controle excessivo, mas sim um acordo que permita com que o casal chegue em um equilíbrio sobre o assunto.

Limitar as responsabilidades compartilhadas

Outro problema que costuma ser bastante frequente nos casais e que pode ser resolvido com determinadas imposições de limites está diretamente relacionada as responsabilidades compartilhadas, mais especificamente em relação ao trabalho doméstico.

Mesmo que as pesquisas demonstrem que, nos dias de hoje, existe uma tentativa genuína dos casais mais jovens acabarem tentando buscar formas de dividir essas carga de trabalho, muitos ainda estão presos no que é chamado de “demissão do trabalho doméstico”, quando uma das partes simplesmente para de fazer essas atividades.

E, na grande maioria dos casos, quem sofre é a mulher. Essa sobrecarga causa sentimentos de ressentimento, frustração e desconexão. Por isso, é fundamental que os casais consigam estabelecer limites que busquem a promoção de uma certa justiça e respeito dentro do casal.

Limites para as atividades compartilhadas

Além das responsabilidades compartilhadas que podem acabar se tornando um problema, existe ainda a questão de autocuidados que também devem ser observadas. A falta de tempo para que as partes se dediquem a sua pessoa, que pode ser utilizado para momentos de solidão, para fazer determinados hobbies e para se dedicar a projetos pessoais, pode levar uma desconexão do casal.

Quando as pessoas que estão em um relacionamento de casal acabam deixando de lado questões de autocuidado e de realização pessoal, as pesquisas indicam que existe uma grande chance de acontecer um esgotamento emocional. E isso geralmente abre caminho para outros problemas no relacionamento, como ressentimento e desequilíbrio.

Para evitar este tipo de problema, ou tentar corrigir os casais que já estão trilhando este caminho, é preciso estabelecer limites que priorizem o bem-estar individual juntamente com as necessidades do casal. E isso só acaba sendo possível de ser feito para casais que realmente conseguem trabalhar e desenvolver uma comunicação honesta e aberta.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.