4 dicas para aproveitar os espaços ociosos da casa e integrar com a decoração

Investir na decoração de espaços ociosos pode fazer toda a diferença na integração com a decoração da casa.

Publicado em 10/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Quando pensamos em decorar espaços menores, dentro de um ambiente maior, como por exemplo cantos de sala, ou áreas de escada, investir em uma harmonia de peças é algo fundamental. Especialistas no assunto recomendam a combinação de tonalidades para que se possa criar uma interessante e diversificada esfera limpa.

Ao haver um espaço entre as portas, é interessante procurar estilizar o ambiente colocando assim uma cômoda com livros e abajur em cima, um banquinho, ou mesmo as poltronas coloridas. As luminárias verticais também são uma boa pedida para utilizar nos cantos.

Construa estantes com hortas ou crie um pequeno jardim

Os vasos com vegetação sempre são uma excelente alternativa, eles acabam por harmonizar o ambiente e ainda preencher o canto por inteiro, é fundamental ainda que se possa visualizar o ambiente como um todo e entenda as composições, os cantos devem fazer parte de todo o restante do espaço.

Anúncios

Destacar o cantinho excluído da sua decoração também é uma alternativa interessante, onde é possível inserir elementos que possam fugir de tudo o que já vem sendo utilizado no restante do ambiente. Materiais diversos poderão ser totalmente diferentes, até mesmo pela diferença dos espaços. Nas varandas, por sua vez, é interessante se utilizar madeira e alumínio no espaço. Na sala por sua vez, devem ser utilizados outros produtos, entre eles o vime é uma ótima pedida.

Quadros apoiados na parede são uma excelente alternativa para ocupar espaços que ficam acima dos armários, além é claro, dos vasos, totens ou as esculturas. Dependerá muito do lugar onde estiver o canto, e da solicitação dos interessados. Na varanda, caso seja estreito, é possível fazer um deck com tatames e almofadas, no quarto por sua vez, poderá ser uma decoração com escrivaninha.

Cuidados com os objetos em exposição também são importantes

Anúncios

É interessante apontar que antes de decorar o espaço, existe uma sugestão de verificar se a área poderá ter algum tipo de funcionalidade como um escritório ou canto de leitura. Se não for possível, é interessante dar uma finalidade de decoração para o espaço. Neste sentido, é interessante investir em lembranças de viagem ou fotos de família por exemplo.

Os objetos de decoração podem fazer toda a diferença no canto das salas

Muitas vezes existe aquele cantinho perdido que fica embaixo das escadas. Criar um espaço interessante para um aparador e arrumar uma coleção neste espaço, tornando o mesmo mais harmônico poderá fazer toda a diferença, em não irá interferir tanto na decoração dos apartamentos como um todo.

Os profissionais deverão ainda aplicar um mesmo princípio na utilização dos objetos de coleção pessoal que você poderá ter, colocada em outra varanda, ou ainda pendurando itens na parede que fique acima do sofá. Muitas vezes, em alguns espaços, não cabem muitos móveis, e você deverá colocar os sofás para servirem como apoio. Para dar todo o charme, é interessante expor os objetos de coleção como um todo, de forma bastante bonita e organizada.

Para aproveitar espaços, invista em criados mudos inteligentes

Em um quarto moderno de menino por exemplo, existem alguns espaços que podem sobrar, onde é possível utilizar um móvel planejado para resolver a falta de espaço. A partir disto, a cabeceira da cama na verdade é um tipo de lambri, ou forro de madeira, e embutido, podendo assim ser utilizado um criado mudo suspenso. Desta forma, a bicama poderá correr por baixo dele se houver algum tipo de visita. Um espelho no armário de roupas poderá ampliar ainda mais o espaço do quarto.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.