5 dicas de decoração para manter a cozinha organizada

Comece agora mesmo a aproveitar o começo do ano para organizar a cozinha, e colocar tudo em seu lugar devido.

Publicado em 15/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Investir na organização da casa é sempre interessante, em especial se esta for uma das suas resoluções do ano. Confira o que alguns personal organizers fazem para chegar a alguns passos que podem fazer toda a diferença na hora de arrumar o ambiente.

Comece mantendo somente o que for necessário

5 dicas de decoração para manter a cozinha organizada

Procure deixar em sua cozinha apenas o que é utilizado. Quanto menos coisas você tiver na cozinha, menor será a possibilidade de ficar bagunçada. Procure dar uma atenção especial para potes plásticos, onde as tampas vivem se perdendo, e não acumule mantimentos, já que eles em 100% dos casos são perecíveis.

Procure liberar cantos de difícil acesso, ao organizar, avalie se a localização que foi escolhida para você utilizar os itens, podem dar uma boa visualização, já que podemos esquecer das coisas que não costumamos ver facilmente. Tanto na dispensa como na geladeira a maior parte do desperdício ocorre pois não enxergamos tudo. Contar com as coisas sempre á mão é algo interessante e prático.

Procure reparar em tudo o que você usa mais

Anúncios

Assim que determinar o que realmente é necessário utilizar, procure separar os itens que forem mais utilizados, dos que apenas são tirados dos armários e prateleiras poucas vezes ao ano. As louças de dia a dia, precisam ser armazenadas sempre em uma altura confortável. Objetos utilizados com uma menor frequência poderão ser deixados nas partes mais altas dos armários, e sempre que tivermos uma cozinha a ser organizada, o que podemos fazer é estudar a rotina de quem prepara alimentos e quem circula pelos espaços, de forma que itens mais utilizados possam ser vistos com uma maior frequência e sejam utilizados efetivamente.

Invista em um método de organização

Ao realizar arrumações na cozinha, é possível optar por dois tipos de organizações, uma delas por peças, com copos com copos, pratos com pratos e assim sucessivamente, ou seja, procure sempre deixar os copos e pratos que são mais utilizados dividindo um mesmo espaço, para compreender qual irá combinar melhor com o seu estilo de vida, uma boa dica é visualizar qual você se adapta melhor. Os espaços do armário, e prateleiras interferem de forma direta em sua escolha.

Cestos e gavetas também são uma ótima pedida

Anúncios

As gavetas baixas poderão abrigar roupas de mesa, acessórios para cozinhar e servir, além de diversos tipos de peças para bebidas e jogos americanos. Procure evitar a utilização de gavetões profundos para itens que sejam pequenos, e para os itens mais pesados ou delicados, como as travessas, copos, pratos ou taças.

Evite objetos pequenos, que sejam numerosos, e possam gerar acúmulos. Para evitar isto, procure os colocar em um rack com bandejas ou cestos, além de facilitar no momento da sua utilização, este é um truque que poderá deixar a sua cozinha muito mais bonita e charmosa. A utilização de divisórias plásticas pode fazer toda a diferença, são fundamentais para manter ordem nas gavetas.

Mantenha a ordem também dentro dos armários

Diversos objetos ficam bem organizados, tanto nos armários como nas gavetas, entre eles as panelas e potes plásticos. Agora, os pratos, copos, taças e travessas ficam melhor acomodados em prateleiras. Para que tenhamos um melhor espaço, procure empilhar os pratos em número não maior do que 16 para que não trinquem.

Procure fazer pilhas diferentes para os pratos rasos e fundos. Vale a pena também empilhar as tigelas no máximo três por vez. Os copos ficam de cabeça para baixo, e as canecas presas pela asa, em ganchos que podem ser fixados embaixo de prateleiras. As frigideiras, formas, travessas, e bandejas são muito melhor armazenadas nas divisórias verticais que poderão ser instaladas no armário. Desta forma fica mais fácil as retirar, procure empilhar as panelas e enfileirar as suas tampas em uma caixa plástica, da maior para a menor.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.