Como manter as plantas do jardim sempre lindas

A jardinagem assim como cozinhar acabou se tornando um escape da rotina agitada. Para manter os vasos de flores bonitos e saudáveis, é importante ter alguns cuidados e carinho.

Publicado em 15/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Não há uma satisfação maior do que obter sucesso naquilo que você se dedica, não é verdade? com isto, ver uma flor se desenvolvendo, o gramado pegando, uma planta dobrar de tamanho, entre outras coisas, poderá trazer sem dúvida alguma, este grande sentimento de bem estar.

As pessoas de um tempo para cá cada vez mais mostram vontade de cuidar de plantas e de jardins. É o que prova o mercado especializado, que cada vez mais lança novidades práticas, interessantes e funcionais para estimular tanto quem está começando como os veteranos no assunto.

Como manter as plantas do jardim sempre lindas

De uma mesma forma que acontece com a gastronomia e o prazer de cozinhar, a jardinagem cada vez mais se torna uma tendência interessante de comportamento, o que cada vez mais atrai adeptos.

Anúncios

O cultivo do próprio verde acaba se tornando um escape prazeroso da rotina agitada. Tanto as casas e apartamentos reservam lugares de destaque para as plantas, e para as manter bonitas e coloridas, em vasos, floreiras ou jardins, é importante contar com alguns cuidados e bastante carinho.

Nessa rotina o faça você mesmo deverá estar ativado, cada vez mais a vida nos toma tempo, e tecnologia, por isso estas experiências acabam nos fazendo sentir vivos.

Anúncios

Cada vez mais as pessoas percebem que contar com um jardim dentro de casa é algo que depende apenas delas. O termo floresta urbana, que é relacionado a tendência de espalhar plantas pela casa de forma a integrar as mesmas na decoração, acabam reforçando tudo isto.

O cultivo do verde não deve ter apenas um viés estético, mas se tornar uma forma interessante de conquistar maior qualidade de vida e talvez produzir até os próprios alimentos.

Para ter seu jardim, é fundamental entender o básico do básico

Existem alguns kits á venda no mercado que contam com pás e garfo para revolver e afofar a terra, estes são suficientes para a lida nos vasos e canteiros menores. É recomendado ainda que se utilize de uma tesoura grande para ramos e galhos de árvores de porte maior e uma tesoura para cortes de flores e temperos. Sempre que for realizar estes trabalhos, se utilize de luvas, principalmente quando realizar podas, já que elas protegem as mãos dos espinhos.

A água deverá estar sempre na medida certa

Procure nunca deixar as folhas murcharem, a rega precisa ser feita com uma boa moderação. É fundamental que se observe plantas diariamente, nos horários diferentes, vale a pena ainda tocar a terra para saber se ela está seca ou úmida, afinal de contas, a água em excesso poderá matar as plantas.

Cuidado com o tempo

Condições climáticas interferem diretamente no desenvolvimento das plantas. Muitas vão bem em sol direto, outras precisam de meia sombra ou até mesmo sombra total. Antes de escolher a planta de seu interesse, é importante analisar o espaço.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.