Coisas que uma mãe precisa fazer para conseguir retornar ao trabalho

Publicado em 20/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O retorno para o mercado de trabalho, após o período de maternidade não é nada fácil, muitas vezes as mulheres precisam retornar, seja por uma necessidade financeira, ou mesmo dificuldades da adaptação longe de sua carreira escolhida, ou até mesmo a finalização de situações de licença maternidade, situações muito comuns entre as mulheres hoje em dia. Levando em conta as necessidades que crianças possuem das mães, e em especial dos bebês, esta decisão precisa ser analisada sem egoísmo, e nunca ás custas de felicidade ou mesmo ajuste emocional das crianças.

Antes de tomar uma decisão de retornar ao trabalho, por conta de diversos fatores, analise alguns pontos que devem ser visualizados antes de seu retorno.

Coisas que uma mãe precisa fazer para conseguir retornar ao trabalho

Será realmente necessário você retornar ao trabalho?

Esta é uma situação bastante delicada e que necessita ser pensada com carinho e afeto, principalmente o valor que isto terá para ela própria e para as suas crianças. O que o retorno irá oferecer a mais para uma mãe que trabalha, quem é que irá cuidar das crianças, e os desafios que devem vir quando a mãe acaba saindo de casa, sendo isto benéfico ou não para a sua família. Este tipo de decisão poderá contribuir de forma direta para o amadurecimento da família, ou esta situação poderá gerar problemas sérios e um dia a dia caótico? Analise todas as situações e os mais diversos cenários com carinho antes de tomar esta decisão.

Busque ajuda de toda a família para tomar a melhor decisão

Anúncios

É fundamental analisar a opinião da família dentro de todas estas mudanças, afinal de contas, as tarefas e as rotinas deverão ser adaptadas sempre que necessário para a nova realidade das mães que estiverem trabalhando no mercado de trabalho. As mulheres, atualmente, não são obrigadas a trabalhar e ter uma série de cuidados com o lar, por este motivo é interessante apontar quem possui a capacidade de receber outros tipos de tarefas para não pesar em nenhum dos lados. É claro que não adianta você ter uma criança que tenha 8 ou 10 anos cuidando de outras menores. Esta situação não é justa além de ser um grande risco.

Conciliar o lar e o trabalho pode ser uma situação interessante

De nada adianta o quanto que você está preparada para esta situação, o retorno ao trabalho será uma mudança interessante, e pode levar bastante tempo para que você se ajuste as novas rotinas. Sem dúvida alguma você é uma boa profissional, e irá querer oferecer todo o seu potencial ao mundo, mas se conta com crianças pequenas, esta situação poderá ser realizada trabalhando tanto em casa, através de um sistema home office, ou até mesmo montando negócios a partir de sua casa, o que também é uma alternativa interessante e pode ser rentável para a sua vida.

Anúncios

Resolvido isto, é a hora de aprender a dar tchau para seu filho para sair á rua e trabalhar, esta saída não precisa ser traumática, ela poderá ser mais leve e não gerar traumas para ambas as partes, por este motivo, vale a pena também preparar o bebê pequeno, explicando a situação para ele, e no dia anterior á volta do trabalho, aponte situações como por exemplo falar para a criança que vai trabalhar no outro dia, e que á noite deverá voltar. A explicação deverá acontecer todos os dias, e o erro de tudo isto é subestimar a capacidade de observar e compreender as crianças.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.