Conheça o estilo de vida que se baseia na alimentação natural

Especialistas no assunto apontam que os termos são bastante utilizados por vegetarianos.

Publicado em 09/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Você já ouviu em algum momento o termo Plant Based? Esta é a dieta ou o estilo de vida, que se tornou um processo bastante utilizado nas redes sociais por vegetarianos. A partir disto, a alimentação ou mesmo o estilo de vida Plant Based está vinculado exclusivamente na alimentação natural, e de origem vegetal, minimamente processada, integral, colorida, variada e orgânica sempre que isto seja possível.

O que deverá ser consumido na dieta plant based?

Conheça o estilo de vida que se baseia na alimentação natural

Deve ser consumido neste modelo de dieta uma série de produtos, entre eles frutas, verduras, legumes, cereais integrais, como por exemplo o arroz, quinoa, aveia, couscous, milho, cevada, painço, triguilho, entre outras.

Além de diversos tipos de leguminosas, como por exemplo as lentilhas, o feijão, as ervilhas, a soja e o grão de bico.

Anúncios

As sementes, como por exemplo as sementes de abóbora, girassol e gergelim, além das oleaginosas como por exemplo as castanhas, amêndoas, nozes, pistache, cogumelos, entre outros tipos de alimentos.

O que os estudos apontam sobre esta dieta?

Muitos tipos de estudos aparecem de forma promissora apontando que a dieta ocidental com a maior ingestão dos alimentos refinados e processados, a baixa ingestão de fibras e o maior consumo da proteína animal, em especial de carne vermelha estão relacionados a doenças diversas entre elas o câncer, os cardiopatas e o diabetes. Existem também outras linhas que são estimuladas aos usuários, como por exemplo cozinhar mais e comprar dos pequenos produtores locais.

Anúncios

Sempre que for possível, procure se utilizar de produtos orgânicos, e além disto procure por produtos que sejam de marcas que contem com uma grande preocupação com a procedência dos alimentos e o equilíbrio existente de meio ambiente.

De acordo com nutricionistas especialistas na gastronomia natural, que é considerada também vegana e ativista para proteger os animais, a alimentação chamada plant based é nutritiva, equilibrada, prazerosa, simples e acima de tudo sustentável. Com isto é possível gerar um menor impacto no meio ambiente, prevenindo desta forma o aparecimento de diversas doenças, sempre que falamos nas dietas vegetarianas estritas, existem sempre questionamentos das mesmas quando falamos de componentes como ferro, cálcio e a vitamina B12.

Por que é tão importante consumirmos o Ferro?

O ferro é sempre conseguido equilibrando a ingestão de folhosos verdes escuros, e também leguminosas isto associando sempre a fontes de vitamina C. A partir disto, o ferro não presente nos alimentos, será melhor absorvido na presença de alimentos que são fontes de vitamina C, entre eles as acerolas, tangerinas, limão, mamão, morangos, carambola, caju, couve, brócolis, mostarda, entre outros.

Qual a importância de consumir Cálcio?

O cálcio é conseguido a partir da ingestão dos alimentos verde escuros, como o brócolis, a couve, o manjericão, o repolho, entre outros. Além disto, temos as oleaginosas, como por exemplo as castanhas e amêndoas, as sementes de girassol, gergelim e linhaça, o melado e as leguminosas, como por exemplo o feijão azuki, o feijão branco, a soja e o tofu.

Qual a importância de consumirmos a vitamina B12?

O consumo da vitamina B12 precisa tanto ser bem dosada como monitorada. Ela está presente de forma exclusiva nos alimentos de origem animal, podendo inclusive estar deficiente na alimentação excludente dos alimentos de origem animal. Geralmente não é necessária uma suplementação deste tipo de componente.

Para melhorarmos nossa alimentação como um todo, devemos sempre investir em um maior consumo de frutas, verduras e legumes, com um mínimo de 5 porções diárias.

É interessante também que ocorra a ingestão de alimentos integrais e se evitem alimentos refinados.

Procure dar a preferência para produtos orgânicos e monte sempre um prato colorido com uma boa variedade alimentar.

Componha sempre que possível a metade do prato, nas grandes refeições, com verduras e com legumes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.