Confira alguns comportamentos que causam péssima impressão

Especialistas no assunto investigam o que faz as pessoas odiarem alguém que acabaram de conhecer.

Publicado em 12/08/2023 por Rodrigo Duarte.

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A maioria das pessoas tentam controlar impressões que geram nas outras pessoas, principalmente quando acabam conhecendo alguém considerado importante. Desde cedo, aprendemos a controlar nossa personalidade e nossos comportamentos de acordo com ambientes e o público.

Para muitos especialistas vivemos em uma dramaturgia a qual nem sempre podemos nos dar conta, mas mesmo assim todos conhecem alguém com quem não se identifica a primeira vista. Caso tenhamos esse cuidado todo sem nem perceber, porque algumas das pessoas passam uma primeira impressão ruim?

O que as pesquisas falam sobre o assunto?

Pesquisas realizadas analisam uma série de estudos abordados sobre o tema. E a primeira conclusão dos artigos é procurar passar uma má impressão que não é a consequência de uma dificuldade em lidar com as melhores situações sociais, simplesmente porque a maior parte das pessoas sofre desta situação.

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Praticamente todo mundo odeia ter de se apresentar e falar de si mesmo, como em apresentações de escola, ou entrevistas de emprego. Quem costuma passar uma impressão detestável possui uma mistura de duas características, entre elas um pouco de narcisismo e principalmente as falhas marcantes no processo de tomar as perspectivas alheias.

Este é um termo técnico, que significa que eles fazem um certo esforço para imaginar como pode-se agradar pessoas, mas que erram feio e nem mesmo percebem. Além dos traços de personalidade, estudos apontam alguns hábitos que são associados para quem acaba escorregando ao ter de falar de si mesmo.

A pessoa afrontosa

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Criar uma situação de elogios, mas que tenham uma ponta de insulto no final, acabam ilustrando muito bem a ideia de achar que irá agradar a todos os interlocutores, demonstrando desta forma a admiração das pessoas.

Algumas frases comuns deste tipo de pessoa é “você não é muito inteligente para ser um estagiário?”, e isto dá a entender que a pessoa é alguém insensível e desesperada para elogiar os outros, mas sem conseguir pensar em nada que seja natural e genuíno.

Aquela pessoa que se faz de humilde, mas não é

Os estudos apontam que a situação de humblebragging, que nada mais é do que o hábito de fazer alarde as suas próprias conquistas, enquanto que faz pouco caso delas mas investe neste tipo de coisa para receber elogios.

Situações como esta são bastante comuns “Corro diariamente 30km, apesar disto não sou nenhum atleta” esperando algum tipo de elogio das outras pessoas para que na verdade infle o seu ego.

Confira alguns comportamentos que causam péssima impressão

As pessoas de comparação

É importante que os pontos bons sejam destacados, sejam eles destacados em um bate papo, ou mesmo entrevistas de emprego. Apesar disto, os estudos apontam que o que realmente faz com que todas as pessoas detestem alguém de primeira, é quando esta pessoa acaba declarando a sua habilidade procurando assim se comparar a outras pessoas.

Falar alguns termos como por exemplo “Eu sou um ótimo cozinheiro”, para ser reconhecido, é interessante e deixa as pessoas interessadas em provar a sua comida, para verificar se isto realmente é verdade.

Agora, algumas frases como “Eu cozinho muito melhor do que o Fulano” acaba servindo como uma situação de arrogância, e faz com que todo mundo possa torcer para que seu arroz queime pelo resto de sua vida inclusive.

Os conselhos que o estudo dá, nesta situação, é procurar se ater na comparação de situações consigo mesmo onde frases parecidas com isto “Hoje, sou bem melhor do que o que era antes” acabam virando completamente o jogo.

Afinal de contas quem não se derrete com uma história breve de autossuperação, não é mesmo? É fundamental que tenhamos sempre um bom cuidado para não afetarmos de forma negativa a nossa imagem, passando uma impressão do que realmente não somos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.