Animais ajudam a tornar a vida mais saudável. Entenda os motivos.

Pesquisas apontam que quem tem um animal de estimação acaba gastando menos com médicos, além dos animais auxiliarem na recuperação de tratamentos.

Publicado em 27/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Saiba que de tanto estudar o comportamento animal, pesquisadores apontam que além de toda a alegria que eles nos proporcionam, a companhia dos animais gera muito mais benefícios do que nos fazer rir. Os animais de estimação podem ser um fator fundamental para a cura de doenças físicas e emocionais além de melhorar a auto-estima, bem como o bom humor e relacionamentos.

Como os animais de estimação tornam a vida das pessoas mais saudáveis?

Animais ajudam a tornar a vida mais saudável. Entenda os motivos.

Saiba que independente da cultura ou status socioeconômico, contar com um cão ou um gato em casa é algo bastante benéfico. Donos de animais estão entre os que mais sobrevivem após ataques cardíacos, e sofrem menos de depressão, bem como solidão, medo e ansiedade. Saiba que a presença dos animais acaba por estimular a auto estima, em especial das crianças que possuem problemas na escola, e auxiliam no processo de reintegração dos jovens que são desajustados, bem como idosos e deficientes. O requisito para que isto ocorra é que sejam respeitados e bem cuidados.

Existem dados que possam comprovar essa relação dos animais com a melhora na saúde?

Sim, diversas pesquisas realizadas na Austrália e na Suíça apontam que as famílias que contam com animais possuem uma redução de forma significativa nas despesas médicas. Esta situação faz com que as pessoas gastem menos com medicamentos, além disto, a presença dos animais em casa diminui a pressão sanguínea, bem como os níveis de colesterol, além do estresse dos moradores. Quem possui um cão, acaba ganhando com caminhadas diárias, o que ajudam a prevenir problemas de coração e a recuperação de quem sofre de infartos por exemplo.

Que outros benefícios para a saúde os animais de estimação nos oferecem?

Anúncios

Diversos psicoterapeutas prescrevem a aquisição de animais de companhia como uma parte de programas de terapia familiar. A partir disto, um cão, ou mesmo um gato poderá unificar os diversos membros em conflito, o que propicia a todos foco comum, o que frequentemente tem início com diálogos existentes sobre animais e sobre cuidados que ele solicita.

No caso de tratamento psiquiátrico, existem experiências de sucesso com pacientes?

Sim, sem dúvidas, os doentes que não falavam há diversos anos, e não respondem aos métodos convencionais de terapia, vem se socializando através do contato com os animais. A partir disto, a simples presença dos animais, funciona como um tipo de quebra-gelo para o doente não comunicativo. É ele quem começa direcionando o olhar para o pet, e algum tempo depois começam a tocar os animais.

Anúncios

Aos poucos o terapeuta entra na conversa realizando comentários sobre os animais, além de dirigir o assunto para os sentimentos humanos. A partir desta situação, os terapeutas poderão auxiliar os pacientes a estabelecer uma boa relação com as pessoas.

Os animais facilitam a realização de exercícios físicos regulares

A prática de atividades físicas é algo que muitas vezes vista como uma obrigação que deverá ser cumprida em nome da boa saúde, mas se possui animais de estimação poderá de forma perfeita se esquivar a todos os que se aborrecem nos treinos de academia. A prática de uma caminhada para levar o cão para passear, além de dar um passeio a cavalo, brincar com gatos, ou perseguir coelhos pela casa, são algumas práticas interessantes para se cumprir os requisitos diários de exercícios físicos, na maioria das vezes, até de forma inconsciente o exercício é feito, e a experiência sempre será interessante e divertida para ambas as partes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.