Dicas para acabar com o medo de avião

É normal sentir aquele frio na barriga, mas ficar em pânico quando a aeronave decola poderá ser algum tipo de fobia que precisa ser tratada.

Publicado em 01/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O mês de julho para muitas pessoas é um mês de férias, apesar disto, muitas pessoas deixam de viajar a passeios, ou ainda perdem oportunidades profissionais ou chance de viver novas experiências por terem medo de voar. Sentir um frio na barriga é algo normal, e agora, se você fica em pânico quando a aeronave decola, talvez aí esteja algum problema.

Especialistas em psicologia sugerem algumas dicas para ajudar você a vencer o medo de avião, e embarcar mais tranquilo para o próximo destino.

Dicas para acabar com o medo de avião

Comece mudando de foco

Procure arrumar as malas, e ao invés de pensar no tempo que vai permanecer na aeronave, procure se concentrar no que vem após isto, as paisagens e culturas consideradas inusitadas, os passeios e as fotos incríveis.

Além disto, acredite em você sempre

Anúncios

Você se lembra da última vez que enfrentou medos e teve sucesso, como por exemplo pedir aumento para o chefe, completar algo que queria muito e não tinha coragem. A partir destas situações, você é ousado, determinado e principalmente competente. Assim que chegar a hora da próxima decolagem, procure ter em mente as características e diga a si mesmo que consegue tudo isto.

Treinos intensos podem ajudar

Se for possível, já no dia da viagem, procure fazer um treino mais intenso, para que você possa estimular a produção das endorfinas, que sempre são bem-vindas nos momentos de maior tensão. Além disto, se alongar bem possui um efeito parecido, no avião, ouvir sua música favorita também pode funcionar, já que ajuda a estimular a liberação de dopamina do organismo, um outro tipo de neurotransmissor de bem estar.

Tenha atenção antes da viagem

Anúncios

Os dias tranquilos antes da viagem irão te ajudar a ficar menos ansioso. Para que possa garantir isso, vale a pena se organizar de forma que todos os preparativos sejam realizados com uma certa antecedência e uma boa tranquilidade, desta forma você não ficará com preocupações no dia da viagem. Procure também ter uma boa noite de sono, e utilize roupas confortáveis para viajar, já que se sentir incomodado no avião irá deixar o seu voo ainda mais desagradável, é interessante que você evite consumir cafeína no dia anterior para não ficar agitado.

Garanta que o dia da viagem não seja estressante, e que você irá conseguir chegar no voo o mais calmo possível.

Ao chegar no aeroporto

Procure chegar com uma boa antecedência, e leve consigo os documentos separados na mão evitando assim possíveis riscos de ter problemas antes da viagem. Vale a pena andar pelo terminal para se ambientar e procure distrações, entre elas lojas, cafés, etc. Analise também a calma de todos os passageiros que estão na mesma situação que você.

Conversar com os comissários de bordo podem ajudar

Você não deve se sentir incomodado em falar para pessoas da tripulação que você tem medo de avião. De forma geral, estes profissionais são treinados para lidar com este tipo de situação, e são muito atenciosos neste sentido. Se você ficar assustado com algo que pareça estranho, converse com estes profissionais que eles irão lhe explicar o que está acontecendo, e se for o caso, irão esclarecer que não existe nada de errado, ou a tripulação está devidamente capacitada para lidar com o que ocorre.

Além disto, leve em conta que é extremamente seguro andar de avião, se levarmos em conta o elevador, que é o primeiro colocado da lista, o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. Existe uma grande chance de sofrer acidentes andando de carro e de ônibus do que nas aeronaves.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.