Evite os conflitos no relacionamento por causa de dinheiro

Veja algumas dicas e evite brigas por conta de dinheiro.

Publicado em 19/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O ato de dividir contas, ou mesmo economizar para um projeto feito por duas pessoas faz com que o casal muitas vezes não lide bem com as opiniões.

Pesquisas recentes realizadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito, apontou que as divergências que são relacionadas ao dinheiro são a causa de pelo menos 39% das brigas conjugais, e isto é algo muito comum. Mas porque é tão complicado a conciliação dos cifrões e dos corações? O ato de conviver não é nada simples, e o dinheiro acaba como um tipo de combustível para este conflito, na maioria das vezes a briga está por que gostaríamos de ter mais dinheiro do que temos atualmente.

O diálogo e a franqueza sobre as situações devem ocorrer sempre

Evite os conflitos no relacionamento por causa de dinheiro

Na maioria das vezes, a falta se sinceridade na hora de abordar estes assuntos, e falar sobre dinheiro é um dos maiores gatilhos que podem ocorrer para as crises, como acabam atestando especialistas, é fundamental deixar de lado fingimentos ou mesmo dissimulações. Dentre os maiores erros que podemos citar está a traição das finanças, onde alguém não apenas emite o quanto ganha ou gasta, e ainda o que já é ruim, ainda acaba mentindo.

Anúncios

Se o casal deverá manter contas separadas ou mesmo uma conta conjunta, caberá para cada um decidir. Não existe uma fórmula que possa funcionar para todos os casais, mas é interessante que se teste sempre diversos tipos de modelos. O que importa é procurar manter um espaço no orçamento para que cada um possa gastar com coisas de seu interesse.

Outra situação muito comum é realizar ajustes dramáticos econômicos que ocorram da noite para o dia. Esta situação é mais ou menos como uma dieta radical, onde nos primeiros dias é possível manter a rotina, mas logo ocorre a desistência. A organização da vida financeira é algo importante, e não seria nada razoável abandonar gastos que não são essenciais, como por exemplo o fato de curtir um happy hour com seus amigos.

Tenha sempre cuidados com a questão de gênero

Anúncios

Muitas vezes é bastante antiquado falar que as mulheres estão crescendo no mercado e cada vez mais estão conquistando cargos altos. Esta situação não significa que os casais possam ficar á vontade quando ela ganha um pouco a mais de dinheiro do que ele.

Vemos muitas mulheres envergonhadas quando acabam sustentando o outro ou há um desnível bastante grande de ganhos relacionados ao cônjuge. Este sentimento de fracasso é algo comum, muitas mulheres costumam se preocupar com o assunto, e para que o parceiro se sinta mais homem faz de conta que é mais incompetente para lidar por exemplo com os gastos pedindo ajuda do outro. As mulheres atualmente não podem agir assim, os homens que devem lidar com suas dificuldades e inclusive fingir acaba não levando a nada.

Procure tomar um passo de cada vez

Nunca trate o dinheiro como uma situação de tabu, o interessante é sempre respirar fundo e se acostumar a falar sobre este tema ao menos uma vez por mês. Evite que as conversas sobre dinheiro aconteçam em momentos de maior estresse e cansaço. Pode muitas vezes parecer bobagem, mas ajuda você a ter calma e se possível até mesmo um bom senso de humor e leveza. Pode ser difícil começar, mas é importante que se insista nisto para que tenha resultados.

A elaboração de orçamento do casal é um ótimo exercício neste primeiro momento, e uma fórmula simples pode ser seguida, os custos fixos, por exemplo, compostos de gastos mensais, entre eles aluguel, supermercado, transporte e mensalidades de escola não devem ultrapassar os 50%. Além disto, uma parcela de 30% deverá ir para pequenos deleites, entre eles roupas, cinema, e também viagens. Já os outros 20% do salário deverão ser poupados;

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.