Botox: confira dicas para fazer o procedimento durar mais

Saiba como aumentar a duração e os efeitos positivos que já aplicação traz.

Publicado em 06/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A aplicação do botox acabou se tornando um dos procedimentos mais conhecidos dentro do mundo da beleza de uma forma geral. Este é o nome que acabou se tornando mais popular de uma substância chamada toxina botulínica. Ela acaba sendo aplicada em determinadas áreas do corpo, especialmente na região do rosto, que acaba impedindo a contração dos músculos.

Botox: confira dicas para fazer o procedimento durar mais

O que muitas pessoas não sabem é que essa mesma substância não nasceu tendo como principal objetivo realizar determinados tratamentos de beleza, mas sim ajudar no tratamento de uma série de doenças. Mas foi no segmento estético que ele realmente se tornou popular e conhecido por sua capacidade de reduzir a quantidade de rugas e linhas de expressão que vão surgindo na medida que o tempo age no corpo.

A substância foi descoberta ainda no século XIX, mas seu uso só se popularizou nos consultórios médicos a partir de 1977, quando o botox foi utilizado pela primeira vez para testes no tratamento de estrabismo. De lá para cá, passou a ser usado para reduzir os sintomas de alterações, como, bruxismo, doenças neurológicas, ortopédicas e oftalmológicas.

Anúncios

A grande mudança que aconteceu na forma como essa toxina é aplicada no dia a dia das pessoas aconteceu no ano de 2002, quando a Food and Drug Administration (FDA) – órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos – aprovou a utilização do botox para fins estéticos.

Uma das principais características do botox é justamente conseguir oferecer resultados que podem ser encontrados rapidamente. Mas, ao mesmo tempo, existem certos cuidados que as pessoas precisam tomar para que essa aplicação dure por mais tempo. Confira alguns cuidados para prolongar os efeitos do botox:

Escolha um bom profissional

Anúncios

Um dos erros que muitas pessoas acabaram cometendo a partir do momento que decidem aplicar o botox é ir apenas pelo preço. Mesmo que seja um procedimento que se tornou bastante comum e que é relativamente simples, muitos dos problemas acontecem a partir do momento que existem erros cometidos pelos profissionais, ou ainda problemas com a qualidade do produto utilizado. Por isso, é muito importante fazer uma boa pesquisa e ter boas referencias para a escolha do mesmo.

Mantenha uma boa hidratação depois do procedimento

Um dos cuidados que as pessoas realmente devem tomar a partir do momento que elas fazem a aplicação do botox é realmente manter uma boa hidratação. De acordo com os médicos e com os especialistas em saúde, é muito importante ingerir uma boa quantidade de água, que vai ajudar no processo de recuperação. Além disso, também é importante utilizar produtos de skincare que ajudam nesta manutenção.

Não se exponha muito ao sol

Além disso, existem determinados cuidados que as pessoas devem tomar em relação a exposição ao sol. Os cuidados sempre devem seguir as orientações dos profissionais, sendo que não é obrigatório ficar completamente escondido do sol. Mas não é recomendado que as pessoas tomem um banho de som, por exemplo, ou mesmo passe muito tempo pegando sol em ambientes como a praia nos dias que seguem a aplicação.

Mantenha cuidado com a pele

Caso as pessoas realmente não tenham uma rotina de cuidado com a pele antes da aplicação do botox, é muito importante que essa rotina seja criada a partir do momento que a pele recebe estes cuidados. Dentre os cuidados que devem ser tomados estão limpeza, esfoliação suave e aplicação de produtos anti-age recomendados para manter a saúde da pele.

Evite o cigarro

Além de todos os problemas que o cigarro acaba trazendo para a saúde de uma forma geral, o tabagismo ainda pode acabar prejudicando a circulação sanguínea na pele de uma forma geral, acelerando o envelhecimento. Com isso, os efeitos do cigarro podem simplesmente colocar todo os processos de aplicação do botox a perder. O procedimento pode ser um bom momento para as pessoas deixarem de lado o cigarro.

Mantenha o controle do estresse

O estresse também acaba trazendo efeitos muito negativos para a pele de uma forma geral. A comunidade cientifica afirma que este acaba sendo realmente um efeito no envelhecimento precoce da pele como um todo. Pode ser uma boa começar uma rotina de cuidados para o tratamento do estresse, incluindo meditação e exercícios físicos que permitem com que as pessoas controlem melhor o estresse e evitar que ele cause rugas e afins.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.