7 melhores exercícios para perder a barriga em 2024

Confira as melhores alternativas para quem deseja queimar essa gordura localizada.

Publicado em 10/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A queima de gordura localizada na região abdominal costuma ser um grande problema para muitas pessoas. E essa dificuldade acaba tendendo a aumentar na medida que os anos vão passando e as pessoas acabam ficando mais velhas. Com o metabolismo perdendo ritmo, essa é uma das partes do corpo que acaba sofrendo mais para conseguir perder a gordura que está sobrando.

7 melhores exercícios para perder a barriga em 2024

Durante muitos anos a queima da gordura que acumulada na região da barriga estava associada somente a prática de fazer abdominais, no campo das atividades físicas. Mas este é um erro, especialmente quando cometido pelas pessoas que estão mais acima do peso. Afinal de contas, estes exercícios são importantes para o fortalecimento dos músculos do abdômen, mas não acaba sendo muito efetivo para a queima de gordura localizada.

Antes de partir para o fortalecimento e para a definição desta região do corpo, as pessoas precisam realmente queimar a gordura que está sobrando nesta parte do corpo. E isso acaba acontecendo com o emagrecimento de uma forma geral, sendo que para a grande maioria das pessoas essa parte do corpo costuma ser a que leva mais tempo para secar.

Anúncios

Confira os melhores exercícios para quem quer encarar o desafio de perder a barriga em 2024:

Prancha ou ponte frontal

Este é um exercício que acabou se tornando bastante popular nos últimos anos nas academias, e pode ser feito pelas pessoas nas suas próprias casas, o que ajuda para que os treinos sejam mantidos. Ele é um exercício classificado como de isometria e que tem como principal objetivo trabalhar a musculatura profunda do abdômen e a estabilidade da coluna lombar.

Hollow Rock

Anúncios

Um outro tipo de exercício de isometria que permite com que as pessoas trabalhem a musculatura do abdômen, ao mesmo tempo que treina a estabilidade da coluna. Para fazer, as pessoas devem deixar no chão de barriga para cima e colocar as pernas e os braços fora do alcance do chão. Para os iniciantes, os braços ficam ao longo do corpo; já para os avançados, os braços ficam acima da cabeça. Essa posição deve ser mantida por um tempo entre 30 e 60 segundos.

Prancha ou ponte lateral

Exercício de isometria que é uma variação da prancha frontal. Ela acaba trabalhando especialmente a musculatura obliqua e quadrado lombar. Para fazer, as pessoas precisam deitar de lado, apoiando os antebraços e retirar o quadril e os joelhos do chão. É importante, durante todo o movimento, manter o quadril alinhado. Iniciantes podem executar o exercício com os joelhos no chão. Essa posição deve ser mantida por um tempo entre 30 e 60 segundos.

Escalador

Uma atividade de movimento que acaba sendo muito efetiva para trabalhar a concentração da musculatura abdominal, ao mesmo tempo que também acaba contribuindo de uma forma muito significativa para a queima calórica. Para fazer, apoie as mãos no chão e leve os joelhos na direção do peitoral por um determinado tempo. Para evitar lesões durante a atividade, é fundamental não deixar o quadril cair.

Burpee

Mais uma atividade de movimento, bastante dinâmica, que deve agradar especialmente as pessoas que preferem se manter ativas. Além de trabalhar a musculatura do abdômen, essa atividade física também acaba sendo muito interessante para trabalhar a musculatura peitoral. Para fazer, basta executar uma flexão de braço e saltar levando os pés para frente e ficar em pé. Os joelhos devem se manter sempre alinhados para que o corpo se mantenha estável.

Rotação de tronco semiajoelhado

Um movimento que ajuda a aumentar a força do abdômen e também acaba sendo mais efetivo para a queima de gordura localizada do que a abdominal convencional. Para fazer, posicione-se, com os joelhos dobrados em 90°, com um dos joelhos tocando o chão e o outro à frente do corpo com o pé apoiado no chão, e rotacione o tronco de baixo para cima segurando um halter.

Kettlebell Swing

Além dos músculos do abdômen, este exercício também ajuda a trabalhar alguns outros exercícios importantes para a área de uma forma geral, como os músculos do glúteo e também do tronco. Este movimento deve ser feito sempre contraindo o abdômen, realizando um balanço com o quadril, levando ele para frente e para trás, fazendo com que o ketlebell vá para cima e para trás. É importante cuidar com o excesso de peso, especialmente para quem estiver começando.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.