6 filmes incríveis para quem gosta de épicos históricos

Confira alguns longas que contam histórias reais, mas com uma boa dose de ficção.

Publicado em 12/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O cinema, e consequentemente as produções audiovisuais que acabaram surgindo a partir desta arte, acabou se tornando uma excelente forma de contar as mais variadas histórias. Mas além das histórias ficcionais, o cinema também acabou se tornando uma forma de contar histórias reais. E essa é uma ideia que também conquista audiências no mundo inteiro.

6 filmes incríveis para quem gosta de épicos históricos

O gênero de documentário se tornou bastante popular no cinema, mas ele acaba sendo mais ancorado na realidade. Geralmente estes filmes acabam apresentando personagens reais, histórias que são comprovadas a partir das mais variadas provas, e acabam tendo uma preocupação maior com a veracidade e com a precisão dos fatos.

Diferentemente dos filmes históricos. Estes nem sempre acabam tendo um compromisso fiel com a história. Na grande maioria dos casos, eles acabam sendo considerados como “histórias baseadas em fatos reais”. Isso significa que, por mais que exista uma determinada pesquisa para criação do roteiro, vão existir também fatores ficcionais, que muitas vezes estarão ali para preencher lacunas ou simplesmente explicar coisas que a história não possui conhecimento.

Anúncios

E dentro deste gênero ainda foram nascendo uma série de outros gêneros, incluindo os épicos históricos. Estes filmes geralmente são baseados em grandes acontecimentos da humanidade, e acabam retratando isso de uma forma que faça com que a audiência de fato consiga entender o real impacto que o episódio em questão teve.

Confira 8 filmes épicos históricos incríveis:

E o Vento Levou (1939)

Anúncios

Muitas pessoas que apenas ouviram falar no nome deste que se tornou um dos maiores clássicos do cinema de todos os tempos não sabem, mas essa história realmente é um grande épico histórico. Mesmo que ele esteja mais concentrado no relacionamento do casal Vivien Leigh (Scarlett O’Hara) e Rhett Butler (Clark Gable), o filme acaba sendo um retrato muito interessante de um dos episódios mais marcantes da história dos Estados Unidos, a Guerra da Secessão.

Gladiador (2000)

Trazendo com detalhes momentos importantes da grande civilização romana, com foco na figura dos gladiadores, este filme acabou se tornando um grande clássico, inclusive vencendo uma série de prêmios importantes. Na trama, o imperador Marcus Aurelius (Richard Harris) desperta revolta em seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao deixar o trono para o militar Maximus (Russell Crowe), que de uma posição de prestígio no Império Romano passa para fugitivo, escravo e gladiador. O filme vai ganhar uma sequência, quase 25 anos depois do lançamento do filme original.

Troia (2004)

Saindo da antiga Roma e indo para outra civilização que acabou dominando o mundo durante alguns séculos. Neste filme acompanhamos mais de perto um dos episódios mais marcantes desta fase histórica, que eram as intensas batalhas travadas entre gregos e troianos pelo controle da cidade-estado de Troia. O que este filme acaba trazendo, o que nem sempre é confirmado pelos estudiosos, é que boa parte destes conflitos acabou tendo suas origens em uma paixão mal resolvida.

Bem-Hur (1959)

Mais um filme que acabou entrando para a história como um dos maiores clássicos da história do cinema, e também um dos que definiram o conceito de épico, já que é impressionante pensar que este filme foi rodado com os recursos limitados da década de 50. Este também é mais um filme que acaba se passando durante o apogeu do Império Romano, acompanhando o personagem que dá nome ao filme, que depois de sofrer tudo que um ser humano pode aguentar passa a se vingar dos que destruíram sua família.

Cavalo de Guerra (2011)

Se tem uma coisa que o diretor Steven Spielberg sabe fazer é contar uma boa história, independentemente se ela é baseada em fatos reais ou se ela é puramente ficcional. Este épico que se passa durante a Primeira Guerra Mundial acaba se focando na história dos laços de amizades que se desenvolveram durante estes conflitos, com foco em um soldado e seu cavalos. Este é um filme extremamente não recomendado para pessoas sensíveis.

Dunkirk (2017)

Saindo da Primeira Guerra para a Segunda Guerra Mundial, este filme dirigido por Christopher Nolan acabou se tornando reconhecido especialmente pelo seu compromisso com a realidade e com uma forma de contar a história que nem sempre é entendida pelo público. O roteiro acaba se concentrando em um episódio específico deste conflito, que o resgate de mais de 300 mil soldados britânicos na costa francesa, completamente sitiados pelas tropas de Hitler.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.