9 cenas que mudaram a história do cinema

Relembre alguns dos momentos icônicos que mudaram para sempre a indústria dos filmes.

Publicado em 08/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Mais do que simplesmente uma forma de entretenimento, o cinema realmente é considerado como a 7ª arte. Mesmo que tenha passado por todas as transformações tecnológicas das últimas décadas, a arte de produzir histórias audiovisuais ainda impactam a vida de muitas pessoas, tanto quando eles são exibidos na plataforma do cinema especificamente ou quando está sendo assistido na sala de estar ou no smartpthone da pessoa.

9 cenas que mudaram a história do cinema

Mas os filmes, de uma forma geral, ainda acabam tendo um grande poder de marcar a vida das pessoas. E algumas cenas se tornaram tão impactantes que mesmo pessoas que nunca viram os filmes nas quais elas foram exibidas pela primeira vez acabam conhecendo elas de alguma forma, até mesmo sendo referenciadas em outras produções.

Relembre 9 cenas que mudaram a história do cinema para sempre.

O foguete no olho da lua (Viagem à Lua – 1902)

Anúncios

Considerado como o primeiro filme feito na história contendo elementos como narrativa e efeitos, ele é realmente impressionante quando pensado na forma como ele foi feito e com as tecnologias que existiam na época. E a cena em que o foguete acaba sendo lançado para uma lua com um rosto acabou se tornando não apenas clássica como frequentemente referenciada nos filmes atuais.

A dança na chuva (Cantando na Chuva – 1952)

O gênero musical acabou se tornando um dos mais clássicos na história do cinema, dividindo bastante as opiniões: algumas pessoas amam, e outras detestam. Mas a cena em que Gene Kelly aparece cantando e dançando em uma chuva torrencial e se pendurando em um poste de luz influenciou centenas de outras cenas parecidas.

O espaguete com almondegas (A Dama e o Vagabundo – 1955)

Anúncios

Nem sempre existe uma explicação lógica dos motivos que levam uma determinada cena a se tornar um clássico, mas é muito difícil encontrar alguma pessoa que nunca tenha visto ou pelo menos ouvido falar na tradicional cena em que os dois cães acabam dando um selinho inocente ao comerem um prato de espaguete com almondegas.

A cena do chuveiro (Psicose – 1960)

No campo do suspense e do terror, poucas cenas foram tão replicadas, referenciadas e até mesmo copiadas como a cena em que a protagonista acaba sendo atacada por um homem misteriosos enquanto está no chuveiro, vendo apenas a silhueta dele pela cortina. Um fato curioso é que Alfred Hitchcock, diretor do filme, não ficou muito satisfeito quando a cena foi filmada, mas acabou gostando bastante do resultado na montagem.

“Eu sou o seu pai” (Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca – 1980)

Essa pode ser considerada como uma das frases mais marcantes da história recente do cinema, e também frequentemente é considerado como um dos plot-twists mais importantes do mundo da ficção, quando Luke Skywalker acaba descobrindo que o grande vilão é, na verdade, seu pai, mudando completamente os rumos que a história estava seguindo até o momento.

A bicicleta voando na frente da lua (E.T.: O Extraterrestre – 1982)

Considerada como uma das grandes obras primas de Steven Spielberg, a cena marcante do filme acabou sendo criada a partir do imaginário do diretor, especialmente depois do divórcio dos pais, em 1960. Considerado também como um dos filmes mais emocionantes, que fez com que todo mundo tivesse um olhar diferente para a possibilidade de vida inteligente fora do planeta Terra, pelo menos naqueles anos.

A apresentação de Simba (O Rei Leão – 1994)

Uma das animações mais famosas e bem-sucedidas da Disney, essa acabou se tornando uma cena que realmente foi criada para ser épica, por toda preparação que acontece até este momento, pela música e também pela importância que ela acaba tendo para a trama de uma forma geral.

Jack na popa no navio (Titanic – 1997)

Já partindo para os filmes mais modernos, Titanic se tornou a maior bilheteria do mundo e uma verdadeira febre, com diversas cenas marcantes. Mas se as pessoas tiverem que escolher apenas para marcar a primeira lembrança do filme, a grande maioria vai fazer referência ao momento que Jack está na proa do navio e grita “sou o rei do mundo!”.

Neo desviando das balas (Matrix – 1999)

Além de ter sido uma cena que foi bastante copiada posteriormente, o momento em que a câmera gira ao redor do protagonista, enquanto ele vai se desviando das balas se tornou um exemplo da tecnologia e dos efeitos especiais avançados que a indústria estava pronta a aplicar nas suas produções.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.