Gravidez silenciosa: entenda o que é e como ela pode acontecer

Mesmo sendo considerado raro, fenômeno não deve ser ignorado.

Publicado em 24/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A gravidez silenciosa é um fenômeno que, quando levado em consideração a sua recorrência em relação a grande quantidade de nascimentos registrados no mundo, pode ser considerado como raro. Mesmo assim, é um fenômeno que não pode ser ignorado e que passa a impressão de ter seus casos aumentados nos últimos anos.

Gravidez silenciosa: entenda o que é e como ela pode acontecer

Em termos gerais, entende-se que a gravidez silenciosa acontece quando a mulher inicia um trabalho gestação, segue ao longo dos meses no desenvolvimento do feto, que está se transformando em uma criança, mas sem que a mãe consiga perceber ou, de fato, sentir os sintomas que normalmente indicam a gravidez.

Para conseguir identificar e entender melhor este tipo de acontecimento, saiba mais sobre a gravidez silenciosa:

Quais são as possíveis causas da gravidez silenciosa?

Anúncios

Existem diversos fatores que podem acabar interferindo nos sintomas que as mulheres normalmente sentem durante o processo de gestação. Por exemplo, quando elas utilizam, de forma irregular ou contínua, pílulas anticoncepcionais, pode acabar fazendo com que ela não perceba a falta de menstruação, por exemplo.

Outras condições como a síndrome dos ovários policísticos, estresse crônico e desordens alimentares, como anorexia e compulsão, podem levar a irregularidades e falhas no ciclo menstrual, que podem resultar na ausência de sangramento — e confundir as mulheres.

Anúncios

Em determinados casos as mulheres grávidas acabam jurando que elas menstruam nos meses que já estariam grávidas, mas isso pode acontecer a partir do surgimento de pequenos sangramentos que acontecem especialmente durante o primeiro trimestre.

Quando muitos destes fatores acabam sendo combinados, pode ser que as mulheres realmente não percebam os principais sinais que indicam a sua gravidez.

Por que essas mulheres acabam não percebendo o crescimento da barriga?

Existem diferentes fatores que também acabam interferindo na percepção do desenvolvimento da barriga. De uma forma geral, essa acaba sendo uma gestação como qualquer outra com o bebê se desenvolvendo dentro do útero. Mas em determinados casos as mulheres realmente desenvolvem uma barriga muito pequena, que se torna mais difícil de ser percebida.

A dificuldade em perceber o desenvolvimento da barriga se dá especialmente nas mulheres que estão acima do peso, uma vez que essas pessoas acabam já estando mais acostumadas com um aumento no volume na região abdominal, especialmente quando elas passam, de uma forma muito frequente, pelo chamado efeito sanfona.

A gravidez silenciosa é uma doença que impede o surgimento dos sintomas?

Apesar deste ser considerado como um problema, uma vez que as mulheres precisam se preparar para conceber a criança que ela terá que criar, a gravidez silenciosa não pode ser considerada como uma doença. Efetivamente não existe nenhum problema no organismo da pessoa que vai fazer com que ela não tenha os sintomas. Por outro lado, existem alguns problemas de saúde que podem acabar impedindo que essas mulheres sintam alguns dos principais sintomas da gravidez.

Além de todas as questões fisiológicas que já foram citadas anteriormente, junto com outros que também afetam diretamente na forma como as pessoas percebem os sintomas da gravidez, existem também algumas questões psicológicas que podem afetar. Nestes casos, as mulheres podem acabar criando uma série de cenários que explicam alguns dos sintomas que podem vir a ser percebidos.

Existe algum risco para a mãe ou para o bebê?

O principal problema de um caso de gravidez silenciosa é o fato de que as mulheres deixam de tomar os devidos cuidados que acabaram se tornando consolidados pela medicina moderna no que é chamado de pré-natal. Afinal de contas, elas não acabam tendo nenhum motivo para procurar um atendimento médico, já que elas não sentem que estão grávidas.

O que normalmente acontece nos casos mais evidentes de gravidez silenciosa é que as mulheres acabam indo procurar o atendimento médico apenas quando estão muito próximas de dar a luz ou quando elas acabam tendo algum tipo de complicação. Muitas dão entrada em um médico ou em uma clínica até mesmo pensando que está com algum tipo de doença.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.