Caminhada emagrece? Confira 7 dicas para perder peso andando

Atividade física pode ser muito efetiva para quem deseja começar a perder peso.

Publicado em 16/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Sair do sedentarismo pode ser uma tarefa bastante difícil para a maioria das pessoas, especialmente para quem acaba entrando nesta vida, seja pelas diversas atividades que vão sendo desenvolvidas no dia a dia ou seja pela falta de energia que as pessoas acabam tendo.

Caminhada emagrece? Confira 7 dicas para perder peso andando

E um dos erros mais comuns que as pessoas cometem acaba sendo justamente o de achar que elas vão conseguir sair do total sedentarismo para atividades físicas que vão acabar exigindo muito em termos físicos. Com isso, o que realmente pode acontecer é que as pessoas não consigam manter o ritmo e desistam.

Para quem está pensando em começar atividades físicas com foco no longo prazo, pode ser interessante iniciar por um exercício que é considerado mais leve, mas que realmente se torna mais efetivo quando as pessoas conseguem manter uma rotina: A caminhada. Confira algumas dicas para perder peso andando:

Siga o ritmo da caminhada leve

Anúncios

Antes de mais nada, é importante que as pessoas entendam o ritmo de uma caminhada que pode ser considerada como leve, o que é muito recomendado para quem está começando. O ritmo não deve ser de corrida, mas também não deve ser o ritmo de quem está passeando dentro de um shopping, por exemplo. Para quem consegue utilizar algum tipo doe equipamento e dispositivo que monitora a caminhada, a velocidade de um exercício leve deve ficar entre 5 e 6 km/h.

Crie e siga um plano de caminhadas

O grande segredo da caminhada realmente é conseguir manter uma constância e uma rotina, justamente em virtude dela não ser considerada como de grande impacto e grande gasto calórico de uma hora para a outra. Por isso, pode ser muito interessante manter um cronograma de caminhadas e seguir ele. O ideal é fazer a atividade durante um tempo sem parar de 30 a 60 minutos pelo menos 3 vezes na semana.

Registre e acompanhe as caminhadas

Anúncios

Um outro passo muito importante que vai ajudar justamente em virtude da caminhada ser considerada como uma atividade física que acaba sendo resultado de um longo tempo de dedicação é justamente manter um registro de todas as caminhadas feitas. Junto com a anotação do dia, pode ser interessante juntar outros dados, como distância percorrida, tempo, como a pessoa se sentiu durante a prática, etc.

Hoje em dia existem diversos aplicativos que permitem com que estas caminhadas sejam monitoradas de forma automatizada, inclusive acompanhando todos estes parâmetros e permitindo que a evolução vá sendo percebida.

Prefira caminhar ao ar livre

Existem pessoas que acabam não tendo algumas oportunidades de escolhas na forma como a caminhada será feita, sendo que em muitos casos a esteira acaba sendo a única alternativa realmente viável. Mas caso a pessoa consiga ter o poder de escolha, pode ser mais interessante preferir caminhar na rua, ao ar livre. A luz natural e o clima na rua costumam ser mais motivador para a caminhada, especialmente para quem passa muito tempo em ambientes internos, seja trabalhando, estudando ou fazendo suas atividades cotidianas.

Existem diversas pesquisas que comprovam diversos efeitos benéficos da caminhada ao ar livre, incluindo um maior contato com a natureza, redução de sintomas como estresse e ansiedade, dentre outros.

Cuidado com o calçado utilizado

Também é muito importante ter atenção ao calçado que vai ser escolhido para começar as caminhadas. Mesmo que seja uma atividade com um impacto menor do que uma corrida, como a caminhada é feita ao longo de um bom período de tempo e de dias, é fundamental que o tênis escolhido seja confortável e durável.

Carregue o tênis consigo

Muitas pessoas vão acabar conseguindo arranjar o tempo para caminhar apenas no intervalo de outras atividades, como o trabalho ou os estudos. Neste caso, para não perder a desmotivação e também para não correr o risco de machucar os pés caminhando com calçados inadequados, pode ser interessante levar os tênis junto, sempre que possível.

Cuidado com o sol e com o calor excessivo

Para as pessoas que optam por caminhar ao ar livre, é fundamental tomar alguns cuidados com os fatores externos que podem impactar não apenas no desempenho como na saúde das pessoas de uma forma geral. Durante os dias mais quentes, é recomendado fugir dos horários nos quais os raios de sol estão chegando com mais intensidade. Também é fundamental se manter hidratado, especialmente nos dias de calor.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.