Banho de lua: entenda o que é e como fazer

Técnica pode ser utilizada para clarear os pelos e deixar a pele hidratada.

Publicado em 26/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O banho de lua é uma técnica de beleza que se tornou bastante popular e conhecida. Mas algumas pessoas que escutam falar apenas através do seu nome podem acabar não entendendo como ela funciona de uma forma específica. Diferentemente do que algumas pessoas acreditam, a técnica não é feita apenas com as pessoas recebendo diretamente a luz refletida pela lua sobre o corpo sem roupas.

Banho de lua: entenda o que é e como fazer

Entenda melhor o que é a técnica e como ela pode ser feita no dia a dia:

Saiba o que é banho de lua

A técnica de beleza conhecida como banho de lua, que também pode ser chamada como banho dourado em determinadas regiões, tem como principal objetivo ajudar as pessoas, na grande maioria dos casos as mulheres, para clarear os pelos. Além disso, a técnica também acaba ajudando para hidratar a pele e remover as células mortas como um todo.

Anúncios

Quando a técnica acaba sendo combinada com um conjunto de protocolos para manter a pele mais hidratada e nutrida, a pele acaba ganhando uma série de benefícios, incluindo a pele mais macia, suave e bonita.

Como fazer o banho de lua

Antes de mais nada, para fazer o procedimento, é importante iniciar um protocolo de preparação da pele como um todo. O ideal, de acordo com as especialistas no segmento de beleza, é aplicar óleos corporais. Este produto terá como principal objetivo criar uma camada extra de proteção para que a pele não fique irritada nos próximos passos.

Anúncios

A 2ª fase é a etapa de descoloração de uma forma geral. Para isso, aplica-se uma mistura contendo água-oxigenada de 20 volumes e descolorante em pó na área desejada. Essa mistura acaba agindo na pele por cerca de 20 minutos e acaba conseguindo retirar o pigmento dos pelos. É importante apenas ficar atento a proporção ideal para que o produto funcione de uma forma segura, mantendo sempre a mistura com 2 partes de água oxigenada para 1 parte de pó descolorante.

Na 3ª fase do banho de lua, as pessoas devem tomar alguns cuidados para retirar o produto. Posteriormente, as pessoas podem fazer ainda uma esfoliação, que terá como principal objetivo fazer um trabalho mais intenso para remover as células mortas da pele. Isso ajuda no trabalho de renovação como um todo, abrindo caminho para o surgimento de novas células.

Por último, as pessoas devem realizar uma hidratação mais intensa nas áreas onde o produto foi aplicado. Neste caso, os produtos mais indicados são sempre aqueles feitos para o tipo de pele da pessoa.

Cuidados ao fazer o banho de lua

Existem sempre alguns cuidados que precisam ser tomados a partir do momento que as pessoas resolvem aplicar determinados produtos na sua pele. Um dos principais é fazer um teste de alergia antes de aplicar uma grande quantidade de produto. Para isso, aplique um pouco da mistura no pulso e deixe agir por cerca de 15 minutos. Se a pessoa não observar qualquer tipo de reação da pele, ele é seguro.

Depois de realizar todos os procedimentos que fazem parte do banho de lua, é muito importante tomar cuidado com a exposição ao sol, especialmente quando o clareamento dos pelos for feito em áreas do corpo que são consideradas como mais sensíveis. Muitos destes produtos acabam reagindo de uma forma mais intensa quando são expostos aos raios de luz solar, o que pode causar desde alergias até queimaduras.

Além destes cuidados, existem determinadas contraindicações que acabam sempre sendo levadas em consideração para este tipo de procedimento, como alterações ou lesões cutâneas, dermatite, alergias, foliculite e sensibilidade aos componentes dos produtos. Além disso, mulheres que estão grávidas ou que são lactantes também não devem realizar estes procedimentos.

Também é importante tomar alguns cuidados com relação a frequência que o procedimento é feito. Os especialistas recomendam que as pessoas esperem entre seis e oito semanas para fazer outro banho de lua. Desta forma a pele não corre o risco de ir ficando muito sensível na medida em que os produtos acabam sendo aplicados diversas vezes no mesmo local.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.