Cauterização de fios: Saiba como fazer este procedimento para os cabelos

Opção é considerada uma das mais interessantes para recuperar a saúde dos fios.

Publicado em 27/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Existem diversas opções de tratamento e de procedimentos que são direcionados para os fios de cabelos e que acabam tendo como principal recuperar a saúde de uma forma geral. E um dos mais interessantes e recomendados pelos especialistas é chamada cauterização, que consegue trazer um aspecto mais saudável, independentemente do tipo de cabelo.

Cauterização de fios: Saiba como fazer este procedimento para os cabelos

Mas, como é um tratamento que oferece este nível de recuperação, mais elevado do que grande parte dos outros tratamentos feitos no dia a dia, a cauterização acaba sendo muito mais caro e pode gerar uma série de duvidas para quem não conhece.

Entenda melhor o que é a cauterização de fios e saiba como ela pode ser feita:

O que é a cauterização capilar?

Anúncios

A cauterização capilar é um tipo de tratamento que é feito a partir da ação de diversos produtos específicos, incluindo queratina e proteínas. Diferentemente do que o nome pode acabar sugerindo, ele não envolve a ação direta de fogo ou de equipamentos que emitem calor, mas acaba se referindo basicamente a ação dos produtos em contato com os fios.

De uma forma geral, o conjunto de produtos que são utilizados durante a cauterização ajudam a selar as cutículas dos cabelos, reduz o frizz, além de restaurar o brilho e a maciez. Mesmo que dependa de determinados produtos químicos, este tratamento acaba sendo bastante recomendado para recuperar os fios danificados em outros processos químicos, como as pinturas.

Principais benefícios da cauterização capilar

Anúncios

Um dos principais benefícios do procedimento de cauterização capilar é recuperar a queratina e outras proteínas essenciais para a estrutura dos fios. Além disso, ele ajuda também a selar as cutículas capilares, evitando a perda de nutrientes e proteínas. A cauterização também é considerada muito interessante para quem têm muitos problemas com o frizz, que deixa o cabelo com aspecto arrepiado.

Para que os cabelos se mantenham com um aspecto hidratado por mais tempo, a cauterização também acaba sendo interessante para ajudar a retar a água no interior estes fios. Ela também atua na restauração da elasticidade, uma propriedade fundamental para que os cabelos mantenham a força, além de criar uma camada protetora que atua durante muito tempo como uma camada extra de proteção contra danos que ainda podem acontecer no futuro.

Como fazer a cauterização capilar?

Basicamente a cauterização é feita a partir da aplicação de um conjunto de produtos criados para isso. Mesmo que seja um procedimento que pode ser encontrado com uma certa facilidade nos salões de beleza, existem também os kits que podem ser adquiridos para que os produtos sejam aplicados em casa, sempre seguindo as orientações da caixa.

Antes de iniciar qualquer tipo de aplicação destes produtos, é fundamental que as pessoas comecem com os cabelos bem limpos, fazendo uma lavagem com shampoo da preferencia da pessoa. Mas é recomendado que o shampoo seja aqueles de limpeza mais profundas, que são os produtos que geralmente acabam sendo mais caros mas também mais concentrados.

Depois, com os cabelos ainda úmidos, o kit de cauterização deve ser aplicado de acordo com as instruções da fabricante. Lembrando que as pessoas precisam tomar um pouco mais de cuidado, pois este produto deve ser aplicado em toda extensão dos fios, sem deixar nada para trás.

Com o produto aplicado, as pessoas devem utilizar um secador de cabelos ou uma prancha alisadora, sendo que o calor que acaba saindo do equipamento funciona de maneira complementar, para ativar as propriedades dos elementos químicos presentes no kit.

Por último, é fundamental lavar os cabelos novamente para remover o excesso de produtos.

Cuidados que devem ser tomados depois da cauterização

Para que os fios dos cabelos não sofram com nenhum tipo de efeito reverso ou ainda para aumentar os efeitos benéficos, é importante tomar alguns cuidados. Para os fios que estão danificados, é recomendado utilizar produtos específicos que tenham uma fórmula mais suave.

Também é importante para não utilizar equipamentos que vão expor os fios ao calor excessivo. As pessoas também não devem deixar os fios muito tempo em contato com estes equipamentos. Utilizar protetores térmicos é fundamental. Também é importante manter uma rotina de hidratação para os fios.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.