Chapinha e escova: dicas para deixar os cabelos macios e maleáveis

Saiba como manter a saúde dos fios mesmo diante destes procedimentos mais invasivos.

Publicado em 31/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os procedimentos de alisar os cabelos se tornaram muito comuns no dia a dia das mulheres. Nem sempre é apenas para alisar completamente os cabelos, com um penteado escovado ou muito liso, mas também para controlar os fios de uma forma geral. O grande problema, mesmo diante de toda tecnologia que os equipamentos contam nos dias de hoje, está no fato de que eles ainda seguem sendo invasivos.

Chapinha e escova: dicas para deixar os cabelos macios e maleáveis

Basicamente a chapinha e a escova acabam tendo um funcionamento muito parecido, que dependem basicamente do calor que está sendo aplicado no cabelo de uma forma geral. Junto com isso também acontece a pressão que é aplicada pelas duas chapas, ou ainda a modelagem do penteado que se dá a partir da utilização de uma escova.

Mas este calor excessivo acaba causando uma série de efeitos nos fios, nem sempre muito interessantes para a saúde do cabelo de uma forma geral. Na medida que o calor vai atuando no cabelo, os fios podem ir ressecando, ficando mais ásperos e também perdendo o seu balanço natural.

Anúncios

Para manter as características dos fios mais naturais, mesmo quando as pessoas utilizam de uma forma muito frequente a chapina e a escova, confira algumas dicas:

Utilize proteção térmica antes

Hoje em dia acaba sendo um erro muito grave, até mesmo considerado como amador, quando as pessoas utilizam técnicas como chapinha e escova sem fazer um tratamento com proteção térmica antes. Hoje em dia estes produtos são bastante comuns no mercado, sendo disponibilizados das mais variadas formas, como cremes, gel, spray, etc. Eles atuam no processo de blindagem dos fios para que essa alta temperatura não chegue diretamente na estrutura.

Utilize shampoos para cabelos mistos e oleosos

Anúncios

No momento da escolha dos produtos para limpeza no dia a dia dos fios, existem diversos produtos que podem ser aplicados, sendo que normalmente as pessoas escolhem shampoo e condicionadores que sejam feitos de acordo com o seu tipo de cabelos. Mas quando as pessoas acabam utilizando de uma forma muito recorrente tanto a chapinha como a escova, o ideal é apostar nos produtos que sejam direcionados aos cabelos mistos ou oleosos. Estes produtos ajudam a limpar o couro cabeludo e os fios, mas hidratando ao mesmo tempo, diminuindo os riscos e os efeitos negativos que os procedimentos causam.

Escolha o modelo correto

Para quem deseja utilizar a escova para secar os fios, existem alguns modelos que podem ser encontrados no mercado. Em um primeiro momento muitos acreditam que se trata do mesmo equipamento, mas existem algumas diferenças importantes, que estão relacionadas ao comprimento do cabelo e a forma final. A de formato redondo são ótimas para ajudar a curvar as pontas do cabelo - seja para dentro ou para fora. As que têm as cerdas unidas ajudam a alinhar e a alisar melhor o cabelo.

Não esqueça de utilizar o jato de ar

O recurso de jato de ar frio está presente na grande maioria dos equipamentos que fazem este tipo de procedimento, e também pode ser encontrado nos secadores. Mas muitas pessoas simplesmente não sabem para que ele funciona. Mas ele deve ser utilizado sempre, sendo um dos principais responsáveis para prevenir o frizz, que são os fios soltos que acabam deixando o penteado e a finalização muito abaixo do esperado.

Utilize um leave-in anti-frizz e anti-umidade

Posteriormente as pessoas também contam com alguns produtos que podem ser aplicados nos fios que ajudam neste tratamento, mantendo o cabelo com suas características, mais próximas das naturais. Por isso, uma dica interessante é usar um leave-in para selar as cutículas e dar mais brilho e maciez aos fios lisos. No momento da escolha do produto em si, é muito importante escolher aqueles que sejam mais leves e que não pesem muito no momento em que eles são aplicados nos fios. Ele deve ser espalhado do comprimento até as pontas, "torcendo" levemente as pontas do cabelo para selar os fios e modelar.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.