4 dicas para quem quer empreender no segmento da beleza

Confira algumas dicas para quem está interessado em começar a ganhar dinheiro neste mundo da moda.

Publicado em 24/10/2023 por Rodrigo Duarte.

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A área da beleza é responsável por grande parte dos novos negócios que surgiram no Brasil nos últimos anos, especialmente em virtude da entrada, de uma forma mais efetiva, do público masculino. As barbearias acabaram se tornando muito mais do que um espaço rápido onde os homens faziam procedimentos simples e baratos para oferecer uma vasta gama de outros serviços.

4 dicas para quem quer empreender no segmento da beleza

Mas ainda é o público feminino responsável por grande parte dos lucros que são obtidos nesta indústria de uma forma geral. E diversos modelos de negócios também acabaram ganhando força nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre os segmentos de franquias que mais cresceram no último ano, as redes de beleza e estética despontam e ocupam o segundo lugar no ranking da ABF, registrando um cenário de oportunidades para quem deseja empreender na área.

As franquias são excelentes formas de iniciar um negócio novo tendo todo o suporte, mas depende do dinheiro que as pessoas acabam tendo disponíveis para investir. Abrir um negócio próprio, do zero, ainda é o caminho trilhado pela grande maioria das pessoas que se aventuram neste segmento.

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Dentre as atividades que podem ser inseridas dentro deste segmento estão áreas, como barbeiro, cabeleireiro, manicure e maquiadoras: trabalho CLT em salões e clínicas de estética ou empreendedorismo. Também cresceram o número de empresas que atuam neste segmento mas com foco na educação, treinando as pessoas para que elas se tornem profissionais do ramo da beleza.

Para quem deseja iniciar, é sempre importante ter em mente que, mesmo sendo um segmento e um ramo de negócios que oferece uma vasta gama de oportunidades e também muita clientela, a concorrência também será grande.

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Confira algumas dicas importantes para quem deseja empreender no segmento da beleza:

Estude e prepare-se

Se o empreendedor dedicar um pouco de tempo para se preparar antes de abrir o negócio, apostando não apenas em uma formação técnica específica para os serviços que ele deseja oferecer mas também para o empreendedorismo de uma forma geral, a chance de sair na frente é grande. Afinal de contas, são muitas as pessoas que não fazem isso, o que pode ser considerado como um dos maiores erros, não apenas neste segmento mas de qualquer outro no qual o empreendedor iniciante se aventure.

Do ponto de vista de formação, a área da beleza é muito conhecida por ter cursos técnicos profissionalizantes muito rápidos e que permitem que as pessoas comecem a trabalhar rapidamente. Já na parte da gestão, a dica é investir nos cursos e nas formações online, que podem ser feitas de casa, durante o tempo libre do empreendedor.

Considere uma franquia

Para quem não se sente preparado para iniciar um negócio do zero, a dica é investir em uma franquia. A boa notícia é que este modelo de negócios no segmento de beleza costuma ter um investimento muito menor do que outros tipos de empresas. E a franquia conta com a vantagem de oferecer um modelo pronto, que pode ser seguido com todo suporte oferecido por, teoricamente, uma empresa que já tem experiência no segmento. Mas, para isso, além do dinheiro para investimento, será preciso fazer uma boa pesquisa para encontrar franquias que realmente estejam alinhadas com o empreendedor.

Fique sempre de olho nas tendências

O segmento de beleza conta com algumas particularidades, e uma delas é as tendências que rapidamente podem se confirmar e acabar se tornando serviços muito procurados pelos clientes como também uma moda passageira. Para acompanhar estes movimentos, o empreendedor deve ter agilidade e uma visão de mercado para conseguir identificar as mudanças do mercado e rapidamente conseguir alinhar seu negócio para atender essas necessidades.

Delegue funções

Quando as pessoas começam um novo negócio sozinhas, do zero, a tendência é ir acumulando uma série de funções e atividades. Em um primeiro momento, o foco geralmente é conseguir tocar o negócio com menos gastos. Mas, rapidamente, as pessoas vão perceber que este tipo de atitude acaba criando um gargalo, e o crescimento do negócio fica extremamente comprometido. Por isso, é fundamental ter um planejamento e começar a delegar o mais rápido possível.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.