Vai se depilar em casa com cera? Confira essas dicas para não errar no procedimento

Métodos com cera exigem cuidados extras.

Publicado em 07/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A depilação é um procedimento que acaba fazendo parte da rotina de muitas pessoas, especialmente das mulheres, que acabam travando verdadeiras batalhas contra os pelos desde muito cedo nas suas vidas. E, mesmo que hoje em dia existam muitas opções de tratamentos profissionais para remoção de pelos, bem como alternativas que prometem entregar melhores resultados e com menos sofrimento, é grande a quantidade de pessoas que optam ainda pela tradicional cera.

Vai se depilar em casa com cera? Confira essas dicas para não errar no procedimento

Mesmo que seja um produto que costuma causar dor no momento da remoção dos pelos, a tradicional cera ainda conta com algumas vantagens interessantes quando comparada com as outras possibilidades. Uma delas é a praticidade, uma vez que ela é mais simples de ser utilizada e pode facilmente ser aplicada em casa.

Além disso, a cera também costuma ser um método muito mais econômico, que permite com que as pessoas removam os pelos sem ter que gastar muito dinheiro neste procedimento. Existem até mesmo aquelas que preferem a depilação com cera em casa justamente por conta da timidez, para não ter que se expor em outro método que normalmente envolve outras pessoas.

Anúncios

Para que a cera possa ser utilizada de uma forma mais eficiente, confira algumas dicas para que o procedimento não se torne um problema.

Tome sempre banho antes

É fundamental que antes de qualquer procedimento as mulheres tomem um bom banho antes de iniciar qualquer tipo de procedimento de depilação. Para que a cera realmente tenha uma maior adesão na pele e consiga remover todos os pelos, acaba sendo muito importante não ter nenhum tipo de resíduos de cremes ou óleos corporais. Caso contrário, o risco de que a cera causa algum tipo de lesão aumenta consideravelmente.

Prefira as ceras que causam menos dor

Anúncios

Caso exista um grande problema em relação a dor, já que existem peles que acabam se tornando mais sensíveis para este tipo de procedimento, a dica é escolher determinadas ceras que ajudam bastante. É o caso da branca e também da jojoba. Existem também outros tipos de ceras que ajudam em outras situações. A cera que conta com algas, por exemplo, ajuda bastante para as mulheres que possuem uma pele mais ressecada, atuando no processo de hidratação ao mesmo tempo que remove os pelos.

Escolha o material correto

A depilação com cera exige que as pessoas escolham o material correto. O ideal é que tudo que for utilizado para puxar a cera seja feito de plástico ou então utilizar papeis específicos para essa finalidade, que costumam ser bastante efetivos. Caso exista alguma dúvida pode ser interessante adquirir os kits completos que podem ser encontrados no mercado.

Puxe sempre da maneira indicada

Um momento que pode ser considerado como o mais delicado de qualquer procedimento de depilação por ceira é justamente o da puxada, que vai retirar o material aplicado junto com os pelos. O correto é que esse puxão sempre aconteça de forma rápida, seguindo a direção oposta aos crescimentos dos pelos de uma forma geral. Também é fundamental que ela as pessoas façam uma boa revisão sempre depois de puxada.

Utilize protetor solar no rosto

Uma forma muito interessante de conseguir utilizar a cera no rosto de uma forma um pouco mais segura e sem correr grandes riscos é utilizar um protetor solar logo depois a remoção da cera completamente. Isso ajuda a fazer com que as pessoas tenham um produto já sendo aplicado que vai ajudar consideravelmente na forma como o rosto responde ao tratamento. Ele também vai reduzir as chances de manchas que podem surgir na pele justamente em função da forma como a cera age.

Acalme a pele

Para a pele, de uma forma geral, a dica é aplicar logo depois da depilação com cera um gel à base de substâncias calmantes, como a camomila, a sálvia e a calêndula. Também é sempre importante lembrar que a pele se torna muito mais sensível depois de um procedimento como esse, portanto é fundamental evitar que as pessoas não façam nada que possam agredir ainda mais o local. Lembrando que pele que estão bem hidratadas acabam correndo menos riscos de terem algum tipo de lesão durante a depilação com cera.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.