É possível fazer drenagem linfática em casa? Saiba como

Saiba como eliminar gordura se inchaço do corpo por meio da drenagem linfática.

Publicado em 09/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A grande maioria das mulheres acabam tendo problemas em relação a gordura acumulada no seu corpo, bem como o inchaço que faz com que uma grande quantidade de água seja acumulada em determinadas partes do corpo. Apesar de ser algo que pode ser encontrado também no corpo dos homens, as dificuldades das mulheres em relação ao assunto costumam ser mais urgentes.

Primeiramente, sabemos que existe uma questão social forte que acaba interferindo diretamente na forma como as mulheres enxergam o seu próprio corpo. A pressão para que elas entrem em um modelo padronizado estético costumam ser mais contundentes do que a pressão sofrida pelo público masculino.

Mas também existem questões biológicas que acabam interferindo diretamente nas questões relativas ao corpo das mulheres. Depois de uma certa idade, as mulheres costumam acumular gordura corporal com mais facilidade do que os homens. Os problemas de retenção de líquidos também costumam ser mais frequentes nelas do que neles.

Anúncios

Todas essas questões fazem com que elas procurem com mais frequência os diferentes tipos de tratamento estéticos disponíveis para conseguir eliminar a gordura e a água que estão sobrando no corpo, especialmente em regiões mais sensíveis como barriga e nádegas. Uma das opções mais interessantes em relação ao custo-benefício é a drenagem linfática.

De forma geral, esse tratamento pode ser definido como um tipo de massagem que tem como principal funcionalidade estimular o chamado sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem os fluidos pelo corpo) a trabalhar de uma forma mais acelerada do que trabalharia normalmente. E isso faz com que o organismo consiga eliminar mais rapidamente os líquidos e também as toxinas que acabam causando os inchaços tão odiados no corpo feminino.

Anúncios

Geralmente as drenagens costumam ser feitas em sessões marcadas diretamente com profissionais da área, e o preço costuma depender muito da formação da pessoa que vai fazer a massagem, da estrutura oferecida no local onde o procedimento acontece, bem como da região onde o serviço é prestado. Mas também existem técnicas que permitem com que as pessoas consigam fazer drenagem linfática de forma caseira.

Confira algumas dicas para fazer drenagem linfática em casa:

É possível fazer drenagem linfática em casa? Saiba como

Preparando a pele

Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas que desejam fazer este tipo de procedimento em casa preparem a pele. O recomendado é que seja feita uma hidratação e esfoliação no local onde a drenagem é feita pelo menos uma vez por semana.

Banho

Especialistas recomendam que as drenagens linfáticas aconteçam depois que a pessoa toma banho. E essa dica vale tanto par as caseiras quanto aquelas profissionais. Após o banho, o corpo relaxa, e isso faz com que a circulação melhore, aumentando os resultados do procedimento.

O que utilizar para fazer a drenagem?

As mãos costumam ser excelentes para fazer esse tipo de movimento no corpo, mas existem alguns outros objetos interessantes que podem ser utilizados, sendo que um dos mais recomendados é o bambu. Existe também pincel, escovas e esponjas. Também é importante utilizar cremes e óleos durante a massagem. Eles sempre devem ser aplicados no sentido do deslizamento das mãos e do objeto.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.