Imunidade: confira dicas para aumentar e manter sua saúde em dia

Saiba como manter as barreiras do organismo funcionando.

Publicado em 29/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A principal barreira de defesa do nosso organismo contra os mais variados perigos do mundo externo é o sistema imunológico, que acaba atuando, de forma coordenada, com diferentes tipos de órgãos e partes do corpo, incluindo tecidos e células do corpo. Além de manter um sistema que protege o corpo, ele também funciona como um sistema de resposta, para preparar o corpo e deixar ele pronto para enfrentar as ameaças que já estão atuando no corpo.

Imunidade: confira dicas para aumentar e manter sua saúde em dia

Na grande maioria dos casos, o sistema imunológico acaba atuando para proteger e recuperar o corpo nos casos de lesões nos tecidos ou invasão de vírus e bactérias que podem causar infecções. Dentre as respostas do organismo que fazem parte do sistema imunológico estão a capacidade de cicatrização, desenvolvimento e manutenção de tecidos, além das atividades metabólicas que promovem a produção de anticorpos e outras células de defesa.

Tipos de imunidade

Existem dois grandes tipos de imunidade que podem ser encontrados no organismo dos humanos. O primeiro deles é chamado inato, que está presente no corpo das pessoas desde o momento dos seus nascimentos, sendo criado a parir dos nutrientes, anticorpos e defesas desenvolvidas durante a gestação e amamentação infantil

Anúncios

Já o outro tipo de imunidade que pode ser encontrado no corpo das pessoas é a adaptativa, que pode evoluir no decorrer do crescimento do ser humano. Pode ser chamada de imunidade adquirida, pois conseguimos anticorpos ao sermos expostos a certos vírus e bactérias, como acontece quando se toma uma vacina. E a rotina do dia a dia e determinados hábitos podem fazer com que as pessoas tenham uma queda ou um incremento na imunidade de uma forma geral. Além disso, algumas doenças também acabam se tornando responsáveis pela queda no sistema imunológico de uma forma geral.

O que pode baixar a imunidade?

Existem diversos fatores, de acordo com a medicina moderna, que acabam tendo um impacto direto no sistema imunológico de uma forma geral. Pessoas que acabam sendo consideradas como sedentárias, ou sejam, que não praticam atividades físicas de forma regular, possuem quedas no rendimento da sua imunidade, pois este tipo de comportamento faz com que se acumulem mais toxinas no corpo.

Anúncios

Não ter boas noites de sono também pode se tornar decisivo, em virtude da dificuldade que o corpo e organismo, de uma forma geral, acaba tendo de recuperar as energias que são gastas no dia a dia. O estresse no dia a dia também pode contribuir para uma queda no sistema de imunidade das pessoas, bem como determinadas doenças.

Principais sinais de uma boa imunidade

É possível que os médicos e outros profissionais da área da saúde acabem tendo acesso a informações do organismo dos seus pacientes que indicam a situação da imunidade de uma forma geral. Mas também existem sinais externos que acabam indicando que essa parte do organismo está bem.

De uma forma geral, as pessoas que estão com uma boa imunidade conseguem sentir uma maior disposição para enfrentar a rotina do dia a dia. Elas geralmente conseguem dormir melhor todas as noites, possuem um melhor desempenho físico e mental no dia a dia e também acabam ficando doentes com uma menor frequência.

Como aumentar a imunidade no dia a dia?

Aumente o consumo de vitaminas naturais

As vitaminas acabam sendo as bases para o desenvolvimento de um bom sistema imunológico. Por isso, é muito importante aumentar a quantidade de alimentos que oferecem estes nutrientes no dia a dia. Frutas como abacaxi, laranja, kiwi e limão, por exemplo, são ricos em vitamina C. á vegetais verdes escuros são uma ótima fonte de vitamina E. O Ômega 3 é encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão.

Apanhe um pouco de sol todos os dias

Fazer com que o corpo apenhe um pouco de sol todos os dias é importante, pois a luz solar ainda é a principal fonte de vitamina E natural.

Beba mais água

Manter o corpo hidratado é fundamental para que o organismo funcione melhor em todos os sentidos. O ideal é consumir, pelo menos, dois litros de água natural ou filtrada todos os dias.

Pratique atividades físicas

Manter uma rotina de atividades físicas acaba sendo muito importante para manter a produção de anticorpos em dia.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.